Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sábado, 15 de agosto de 2015

INTERNET: PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS - INTERPRETAÇÃO TEXTUAL COM GABARITO 7º ANO

INTERNET: PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

Pontos positivos

Começamos então, com os pontos positivos, que apesar de todos eles terem o seu lado ruim, existem coisas para qual talvez realmente a internet seja um meio viável de informações e entretenimento, até porque, sem ela você não estaria lendo essa postagem.

A internet é um ótimo meio de estudo virtual, onde você pode tirar dúvidas e pesquisar sobre várias coisas, se aprofundando em variados assuntos.
Os meios de comunicação na internet facilitam a comunicação entre amigos e familiares que podem estar a quilômetros de distância de você. Sendo assim, a internet aproxima as pessoas queridas que estejam longe.
Todos os tipos de notícias e novidades chegam às pessoas muito mais rápido com a internet. Com isso, podemos ficar por dentro de todas as notícias e escândalos mundiais que aconteceram há, talvez, alguns segundos atrás, de modo rápido, prático e eficiente.
Para a publicidade, por exemplo, a internet é um meio muito mais barato de divulgar os produtos do que os meios tradicionais, atingindo milhares de pessoas em um único meio.
Existe grande diversidade de sites de entretenimento entre outros, para que os internautas possam se divertir ainda mais.
A internet pode ser também utilizada como um importante meio de trabalho, onde uma pessoa não é obrigada a se deslocar diariamente de sua casa até a empresa.

Pontos negativos

Na internet, apesar de fornecer alguns pontos positivos, também existem os pontos negativos que, se não forem atenciosamente levados a sério, causam grandes problemas, e a lista negativa é enorme.

Vírus destrutivos e nocivos, spams, entre outros, são de grande perigo ao mundo tecnológico. Alguns vírus roubam imediatamente todas as suas informações salvas em seu computador (senhas, fotos etc.) e as usam indevidamente na internet. Certifique-se de que cada link que você clicar é de uma fonte segura, não abra e-mails de remetentes anônimos, desconfie de tudo e de todos os e-mails recebidos de pessoas ou sites que você não solicitou e-mails informativos etc.
Adicionar pessoas desconhecidas em algumas redes sociais e publicar fotos pessoais (íntimas) pode ser um grande erro. Além de se expor, você corre grande risco de sofrer abusos e ser vítima de algum crime virtual.
Se relacionar com pessoas que você conheceu virtualmente, como por exemplo: marcar um encontro com quem você não mantém contato pessoalmente pode fazer com que você seja vítima de alguma fatalidade irreversível, se encontrando com um mentiroso que talvez seja, nas piores hipóteses, um ladrão, estuprador ou algum assassino profissional. Os desastres são imensos, e a lista desse tipo de acontecimento só aumenta.
As redes sociais apresentam um imenso perigo se não serem usadas corretamente. Existem muitos casos de roubo de informações, uso indevido de imagem (crime) e informações pessoais. Um exemplo: uma pessoa pode obter facilmente todos os seus dados e suas fotos, cometendo crimes fingindo ser você; ou até mesmo publicar mentiras e informações pessoais íntimas a seu respeito na internet.
Pornografia infantil e adulta sem restrição de acesso, sem contar que são esses os sites com conteúdos que mais contém vírus no meio tecnológico.
A rapidez com que se adquirem informações aparentemente correta na internet, dificulta a seleção correta das mesmas, podendo obter alguma informação que não possui fonte segura. Se você estiver pesquisando sobre um determinado assunto, deve se certificar que as fontes são seguras, pois na internet pode ser escrito qualquer coisa, qualquer invenção de um tema sério. Pesquise bem para não sair por aí falando invenções sobre quaisquer assuntos.
Além de tudo isso, devemos estar cientes de que essa forma rápida de obter informação deixa as pessoas preguiçosas e desacostumadas com a dificuldade do mundo real, habituando-as com o mundo tecnologicamente rápido e fácil.
Podemos citar também que o enorme tempo gasto com “amigos virtuais” e jogos na internet, poderia ser mais bem aproveitado ao lado da família ou o contato pessoal com os amigos.

A internet, apesar da imensa lista de negatividade que ela contém, trouxe ao mundo um grande conhecimento. O objetivo dessa postagem não é fazer com que as pessoas parem de utilizar a internet, mas sim que a usem corretamente. Se todos os pontos negativos forem evitados, a internet só tem a ajudar no desenvolvimento racional do ser humano. Mas não esqueça que existem coisas realmente mais importantes do que passar 24 horas seguidas na frente de um computador.

Fonte: Disponível em: http://perigosonlinejb.blogspot.com.br/2012/07/internet-pontos-positivos-e-negativos.html. Acesso em: 15 ago. 2015.

REFLETINDO SOBRE O TEXTO

1. Por que a internet é uma ferramenta importante para estudantes?

2. Por que a internet pode facilitar a comunicação entre amigos e familiares?

3. A internet é importante para a divulgação de notícias? Explique.

4. Quanto à forma de divulgar produtos ou fazer publicidade na internet, por que ela é importante?

5. Comente o que você sabe sobre vírus de computador. O que ele pode causar?

6. É seguro abrir qualquer tipo de e-mail na internet? Justifique.

7. Que tipo de perigo as pessoas correm ao postar fotos íntimas nas redes sociais?

8. Quais são os riscos que uma pessoa corre ao marcar um encontro pela internet com uma pessoa desconhecida?

9. Que cuidados devemos ter ao usar a internet como ferramenta de pesquisa escolar?

10. Você acha que a internet pode deixar as pessoas mais preguiçosas quando o assunto for fazer pesquisas escolares? Justifique.



E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!




CLIQUE AQUI PARA IMPRIMIR

GABARITO

NÃO SE ESPERA QUE O ALUNO RESPONDA EXATAMENTE O QUE FOI APONTADO NO TEXTO LIDO. AS RESPOSTAS VÃO DEPENDER DA REFLEXÃO INDIVIDUAL DE CADA UM, BEM COMO DE SEU CONHECIMENTO DE MUNDO. 

1. Para o estudante, a internet é uma excelente ferramenta para se fazer pesquisas sobre variados assuntos escolares e não escolares.
2. A internet pode facilitar a forma de comunicação entre amigos e familiares que se encontram distantes, por meio de diversos aplicativos de interação virtual.
3. Sim, com a internet é possível que as pessoas tenham acesso às notícias de um jeito mais rápido, prático e eficiente.
4. Fazer publicidade na internet é uma forma de alcançar mais pessoas em pouco tempo e de uma forma mais barata.
5. Espera-se que o aluno responda que o vírus de computador é criado para diversas finalidades nocivas aos computadores e aos usuários da internet, como por exemplo, roubar dados importantes ou senha das pessoas que fazem uso da internet.
6. Não se deve clicar e abrir qualquer link recebido via email ou postados em sites desconhecidos. Muitos links são enviados solicitando preenchimento de dados pessoais ou até mesmo para instalação de aplicativos maliciosos, que futuramente servirão para roubar dados importantes dos usuários.
7. Postar fotos íntimas na internet, além de se expor mundialmente pela rede de computadores, a pessoa corre o risco de sofrer abusos e ser vítima de algum crime virtual.
8. A pessoa poderá ser vítima de alguma fatalidade irreversível, como por exemplo: ser roubado, ser estuprada ou até mesmo ser assassinada.
9. Ao fazer pesquisas escolares na internet o usuário deve selecionar com muito cuidado as informações obtidas, nem tudo que se encontra publicado na internet é algo verdadeiro, por isso a necessidade de usar sempre sites com boas referências, de preferência os especializados em pesquisas sérias, como as universidades e institutos de pesquisas.
10. Trata-se de uma resposta muito pessoal, mas algumas pessoas, ao fazerem pesquisas escolares na internet simplesmente deixam de selecionar bem os conteúdos com uma boa leitura e acabam por copiar a primeira informação que encontram sobre o tema pesquisado, sem nem mesmo escrever a própria conclusão daquilo que foi pesquisado.

Nenhum comentário: