Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

domingo, 15 de junho de 2014

DEBATE EM SALA DE AULA - A VOVÓ NA JANELA - LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL

A VOVÓ NA JANELA

Cada sociedade tem a educação que quer: a nossa é péssima, antes de tudo porque aceitamos passivamente que assim seja, além de não fazermos a nossa parte em casa como pais.



Em uma pesquisa internacional sobre aprendizado de leitura, os resultados da Coreia pareciam errados, pois eram excessivamente elevados.

Despachou-se um emissário para visitar o país e checar a aplicação. Era isso mesmo. Mas, visitando uma escola, ele viu várias mulheres do lado de fora das janelas, espiando para dentro das salas de aula. Eram as avós dos alunos, vigiando os netos, para ver se estavam prestando atenção nas aulas.

A obsessão nacional que leva as avós às janelas é a principal razão para os bons resultados da educação em países com etnias chinesas importantes. A qualidade do ensino é um fator de êxito, mas, antes de tudo, é uma consequência da importância fatal atribuída à educação pelos orientais.

Foi feito um resultado sobre níveis de estresse de alunos, comparando americanos com japoneses. Verificou-se que os americanos com notas muito altas eram mais tensos, pois não são bem vistos pelos colegas de escolas públicas. Já os estressados no Japão eram os estudantes com notas baixas, pela condenação dos pais e da sociedade.

Pesquisadores americanos foram observar o funcionamento das casas de imigrantes orientais. Verificou-se que os pais, ao voltar para casa, passam a comandar as operações escolares. A mesa da sala transforma-se em uma área de estudo, onde todos se sentam, sob seu controle estrito. Os que sabem inglês tentam ajudar os filhos. Os outros – e os analfabetos – apenas vigiam. Os pais não se permitem o luxo de outras atividades e abrem mão da televisão. No Japão, é comum as mães estudarem as matérias dos filhos, para que possam ajudá-lo em suas tarefas de casa.

Fala-se do milagre educacional coreano. Mas fala-se pouco do esforço das famílias. Lá, como no Japão, os cursinhos preparatórios começam quase tão cedo quanto a escola. Os alunos mal saem da aula e têm de mergulhar no cursinho. O que gastam as famílias pagando professores particulares e cursinhos é o mesmo que gasta o governo para operar todo o sistema escolar público.

Os exemplos acima lançam algumas luzes sobre o sucesso dos países do Leste Asiático em matéria de educação. Mostram que tudo começa com o desvelo das famílias e com sua crença inabalável de que a educação é o segredo do sucesso. Países como Coreia, Cingapura e Taiwan não gastam muito mais do que nós em educação. A diferença é o empenho da família, que turbina o esforço dos filhos e força o governo a fazer sua parte.

Curioso notar que os nipo-brasileiros são 0,5% da população de São Paulo. Mas ocupam 15% das vagas da USP. Não obstante, seus antepassados vieram para o Brasil com níveis baixíssimos de educação.

Muitos pais brasileiros de classe média achincalham a nossa educação. Mas seu esforço e sacrifício pessoal tendem a ser ínfimos. Quando deixam de assistir à televisão para assegurar-se de que seus pimpolhos estão estudando? Quantos conversam frequentemente com os filhos? As pesquisas mostram que tais gestos têm um impacto enorme sobre o desempenho dos filhos. Se a família é a primeira linha de educação e apoio à escola, que lições estão os mais educados dando às famílias mais pobres?

O Ministério da Saúde da União Soviética reclamava contra o Ministério da Educação, pois julgava que o excesso de horas de estudo depois da escola e nos fins de semana estava comprometendo a saúde da juventude. Exatamente a mesma queixa foi feita na Suíça.

No Brasil, uma pesquisa recente, em escolas particulares de bom nível, mostrou que os alunos do último ano do Ensino Médio indicaram dedicar uma hora por dia aos estudos – além das aulas. Outra pesquisa indicou que os jovens assistem diariamente a quatro horas de televisão. Esses são os alunos que dizem estar se preparando para vestibulares impossíveis.

Cada sociedade tem a educação que quer. A nossa é péssima, antes de tudo porque aceitamos passivamente que assim seja, além de não fazermos a nossa parte em casa. Não podemos culpar as famílias pobres, mas e a indiferença da classe média? Está em boa hora para um exame de consciência. Estado, escola e professores têm sua dose de culpa. Mas não são os únicos merecendo puxões de orelha.

REFERÊNCIA: CASTRO, Cláudio de Moura. A vovó na janela. In: KÖCHE, V.S; BOFF, O.M.B; MARINELLO, A.F. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petropolis, RJ: Vozes, 2010.



REFLEXÕES SOBRE O TEXTO

1. O texto pertence ao gênero

(A) notícia porque apresenta fatos verdadeiros sobre a educação.
(B) artigo de opinião porque apresenta a opinião do autor com base em pesquisas.
(C) reportagem porque apresenta dados verdadeiros sobre a realidade educacional.
(D) romance porque conta uma história fantasiosa.

2. No texto, o autor aborda

(A) o sucesso da educação em outros países da Europa.
(B) a dificuldade de os pais ajudarem os filhos com as tarefas escolares.
(C) a falta de recursos financeiros para a educação no Brasil.
(D) o problema da educação brasileira.

3. Para fundamentar sua opinião, o autor faz uso de vários argumentos. Assinale o trecho em que ele usa um argumento de provas concretas.

(A) "Muitos pais brasileiros de classe média achincalham a nossa educação."
(B) "Fala-se do milagre educacional coreano. Mas fala-se pouco do esforço das famílias."
(C) "os nipo-brasileiros são 0,5% da população de São Paulo. Mas ocupam 15% das vagas da USP."
(D) "A obsessão nacional que leva as avós às janelas é a principal razão para os bons resultados da educação em países com etnias chinesas importantes."

4. Assinale o trecho em que NÃO se evidencia uma opinião do autor do texto:

(A) "Cada sociedade tem a educação que quer. A nossa é péssima, antes de tudo porque aceitamos passivamente que assim seja [...]"
(B) "A diferença é o empenho da família, que turbina o esforço dos filhos e força o governo a fazer sua parte."
(C) "Está em boa hora para um exame de consciência. estado, escola e professores têm sua dose de culpa."
(D) "O Ministério da Saúde da União Soviética reclamava contra o Ministério da Educação, pois julgava que o excesso de horas de estudo depois da escola e nos fins de semana estava comprometendo a saúde da juventude."

5. Pesquisadores americanos observaram o funcionamento das casas de imigrantes orientais. Em relação à educação, o que eles verificaram?

6. Com base nas informações no 7º parágrafo, comente sobre a diferença na educação entre Brasil e países do Leste asiático.

7. Com base no 8º parágrafo, é possível afirmar que os nipo-brasileiros (descendentes de japoneses que moram no Brasil) são mais inteligentes do que os brasileiros? Comente.

8. Leia o 9º parágrafo e deduza o significado da palavra “achincalham”.

9. No 11º parágrafo, o autor apresenta uma pesquisa, em que alunos de escolas particulares de bom nível se dedicam uma hora de estudo – além das aulas -, enquanto que assistem diariamente quatro horas de televisão. Você acha que para alguém que pretende obter uma ótima carreira profissional essas horas de estudos são suficientes? Comente.

10. No último parágrafo o autor diz: “Cada sociedade tem a educação que quer. A nossa é péssima, antes de tudo porque aceitamos passivamente”. Você concorda com essa afirmação? Produza um texto para justificar a sua resposta (mínimo 3 parágrafos, máximo 5).



E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!



GABARITO

1. B
2. D
3. C
4. D
5. Eles observaram que os pais, ao retornarem do trabalho, ajudam os filhos com as tarefas escolares.
6. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno perceba que as famílias do leste Asiático acreditam que a educação é o segredo do sucesso. Eles se empenham em ajudar os filhos com as atividades escolares e cobram para que o governo faça sua parte.
7. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno reflita sobre o texto, atentando-se para a cultura educacional dos japoneses, uma vez que eles reconhecem o valor da educação, como é afirmado em várias parte do texto.
8. Falar mal, criticar, praticar ofensas.
9. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno, com base nas informações apresentadas no texto, reconheça que para se obter sucesso nos estudos, consequentemente uma excelente carreira profissional, é preciso dedicar-se aos estudos mais do que é oferecido na sala de aula, inclusive quanto a baixa carga horária oferecida em algumas escola, apenas 4 horas.
10. Produção de texto (resposta pessoal).


78 comentários:

Unknown disse...

Boa Noite,

Sou Edmar Lima Costa, Prof. de Língua POrtuguesa, gostei muito dos textos postados no blog. Gostaria do gabarito do texto A vovó na janela.

Segue meu e-mail.
Grato.
Edmar Lima
edmarlcosta@hotmail.com

Unknown disse...

Boa Noite,
Eu gostaria de receber o gabarito do texto "A vovó na janela".

Meu e-mail.
micaellynunes8@gmail.com

Unknown disse...

Boa tarde sou lauriete silva. .eu gostaria de receber o gabarito de a vovo na janela por email...laurieteferreira@hotmail.com

Claudia disse...

Bom dia!! Também gostaria de ter acesso aos gabaritos das atividades. Adorei esse blog!!

Unknown disse...

Necessito do gabarito, desde já agradeço. RodrigoKlein40@gmail.com

Unknown disse...

Necessito do gabarito
Agradeço desde de já
sendycanova9@gmail.com

Carolina disse...

Bom dia,

por favor, gostaria de que me enviassem o gabarito. Segue meu e-mail: carolvelleda@gmail.com

Unknown disse...

Ola, boa noite! Preciso do gabarito.
Desde ja agradeço.
grazy.cardozo@hotmail.com

Notícias do Mundo disse...

Olá,Necessito desse gabarito urgentemente, desde já agradeço!
gabriel.maat11@gmail.com

Unknown disse...

Eu gostaria de receber o gabarito do texto "A vovó na janela".

Prof. Tereza disse...

Amei o texto e seus questionamentos. Parabéns!!!!

Unknown disse...

Eu gostaria de receber o gabarito do texto "A vovó na janela".

Erick santos arcanjo Cavalieri disse...

Bom dia meu nome é Erick arcanjo Cavalieri queria receber o gabarito do texto A Vovó na janela
Meu e-mail
erickarcanjo775@gmail.com

Erick santos arcanjo Cavalieri disse...

Bom dia meu nome é Erick arcanjo Cavalieri queria receber o gabarito do texto A Vovó na janela
Meu e-mail
erickarcanjo775@gmail.com

Erick santos arcanjo Cavalieri disse...

Bom dia meu nome é Erick arcanjo Cavalieri queria receber o gabarito do texto A Vovó na janela
Meu e-mail
erickarcanjo775@gmail.com

Unknown disse...

Bom dia, Gostei muito do texto e trabalhei com a minha turma. poderia me mandar o gabarito.

Unknown disse...

O gabarito

Unknown disse...

Queria receber o gabarito deste texto para hoje ainda, tem como?

Unknown disse...

Queria receber o gabarito deste texto para hoje ainda, tem como ??

Unknown disse...

Preciso do gabarito para hoje ainda tem como ??

rafael.2233@outlook.com

Unknown disse...

Boa tarde meu nome é Viviane gostaria do gabarito das perguntas do texto A VOVÓ NA JANELA

Jacqueline disse...

Adorei o texto!! Por favor, alguém pode me enviar o gabarito?
jacky_marquescarmo@hotmail.com

Jessica disse...

Alguemm me manda o gabarito pliiiiis

jessica.trabalho16@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde preciso do gabarito jennioliveiradasilva12@Gmail.com

Unknown disse...

Boa noite preciso do gabarito

Unknown disse...

Boa noite gostaria de receber o gabarito por favor

Email: gustavoagostini00@gmail.com

Unknown disse...

Nesecito do gabarito. . Meu imail: mirandawellington351@gmail.com

Lcds disse...

Necessito do gabarito,meu e-mail;
lolgamesbr123@gmail.com
Obrigado.

Unknown disse...

Ola bom dia, gostaria do gabarito também, por gentileza; e-mail: jeltrom.araujo@yahoo.com.br

Unknown disse...

Bom dia meu nome é Cínthia Magnus e gostaria de receber o gabarito de " A vovó na janela"

Unknown disse...

Gostaria de receber o gabarito
cinthiadmagnus228@gmail.com

Unknown disse...

Gostaria de um gabarito

Unknown disse...

Gostaria de um gabarito. Por favor

Unknown disse...

Manda o gabarito

Unknown disse...

Gostaria do gabarito
Lizlinda2004@gmail.com

Unknown disse...

Preciso do gabarito urgente

Unknown disse...

preciso do gabarito alguem poderia me enviar lukasmoura902@gmail.com

Unknown disse...

Preciso do gabarito e-mail: bueno7978@gmail.com

Unknown disse...

Queria o gabarito e-mail: gugurainerteserafin2003@gmail.com

Unknown disse...

Gostaria de ver o gabarito das questões

Unknown disse...

Olá, poderia enviar o gabarito?

Unknown disse...

Gabarito,pf

lanasilva739@gmail.com

Unknown disse...

Alguém tem o gabarito? Por favor envie para meu email: mariadoamparo45@hotmail.com

Unknown disse...

Gabarito

Unknown disse...

Dudubr66@hotmail.com gabarito

Angela disse...

Gostaria de receber o gabarito do texto A vovó na janela. Meu e-mail
angelaa.s@hotmail.com

Diego disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego disse...

Meu nome é diego eu tô precisando esse gabarito hoje

Diego disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Diegotimmkrolow@gmail.com

Unknown disse...

Preciso desse gabarito

Unknown disse...

Preciso desse gabarito

Unknown disse...

Gostaria do gabarito gilvaniaalvesmagalhaes8989@gmail.com

Unknown disse...

Se pudere manda hoje agradeço

Unknown disse...

Queria o gabarito

Karolina disse...

Gostaria do gabarito do texto "A vovo na janela"-leticiakarolina860@gmail.com

Karolina disse...

Consegui o gabarito?

Unknown disse...

olá gostaria de receber o gabarito das perguntas!O mais rápido possível!

Unknown disse...

Olà queria receber o gabarito das perguntas!o mais de pressa possivel!

Unknown disse...

Olá gostaria de receber o gabarito das perguntas,o mais rápido possível!

Unknown disse...

Olá gostaria de receber o gabarito das perguntas do texto "A vovó na janela"
Jhe6jhenifer12@gmail.com

Unknown disse...

olá, gostaria do gabarito das perguntas. email: eknobelloch@gmail.com

Stardoll disse...

conseguiu o gabarito? se conseguiu, peço encarecidamente que me envie por @gs364682@gmail.com

Unknown disse...

Gostaria do gabarito, alexiabridasegato2017@gmail.com

Unknown disse...

Gostaria do gabarito
Clotildescamiladeborba1@gmail.com

Unknown disse...

Olá gostaria de receber o gabarito o
EMAIL:diogofelipejt@gmail.com

Unknown disse...

manda o gabarito aqui nos comentarios ou me enviem

Unknown disse...

me emviem aqui no ista ragnaok.f.f ou diegodasilvadossantos15@gmail.com

Unknown disse...

Boa tarde gostaria que vc me passasse o gabarito

Unknown disse...

Boa tarde gostaria que vc passasse o gabarito no email lucicleidemota@hotmail.com

Aluno inderteminado disse...

Bom dia gostaria que vc passase o gabarito para meu email: fernandomarquesqueiroz5@gmail.com

Jai_basia disse...

Bom dia poderia me enviar o gabarito por favor?! jbsilvasilveira@gmail.com

PATRICIA disse...

Gostaria do gabarito em dacruzpatricia263@gmail.com

Kevin disse...

Eu gostaria de receber o gabarito em
kevinricharddelrey@gmail.com

Unknown disse...

Eu gostaria de receber o gabarito em negoborgesribeiro@gmail.com

Unknown disse...

Me enviem o gabarito . Julianalopes_mds@hotmail.com

Unknown disse...

Gostaria de um resumo

Unknown disse...

fabiulaalmeiida64@gmail.com