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sábado, 15 de março de 2014

LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL - 6º ANO COM GABARITO

LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL


LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 06.


TEXTO 1: A MOSCA E A FORMIGUINHA


- Sou fidalga! - dizia a mosca à formiguinha que passava carregando uma folha de roseira. - Não trabalho, pouso em todas as mesas, lambisco de todos os manjares, passeio sobre o colo das donzelas - e até me sento no nariz. Que vidão regalado o meu…


A formiguinha arriou a carga, enxugou a testa e disse:


- Apesar de tudo, não invejo a sorte das moscas. São mal vistas. Ninguém as estima. Toda gente as enxota com asco. E o pior é que têm um berço degradante: nascem nas esterqueiras.


- Ora, ora! - exclamou a mosca. - Viva eu quente e ria-se a gente.


- E além de imundas são cínicas - continuou a formiga. - Não passam de umas parasitas - e parasita é sinônimo de ladrão. Já a mim todos me respeitam. Sou rica pelo meu trabalho, tenho casa própria e nada me falta durante o rigor do mau tempo. E você? Você, basta que fechem a porta da cozinha e já está sem o que comer. Não troco a minha honesta vida de operária pela vida dourada dos filantes.


- Quem desdenha quer comprar - murmurou ironicamente a mosca.


Dias depois a formiga encontrou a mosca a debater-se numa vidraça.


- Então, fidalga, o que é isso? - perguntou-lhe.


A prisioneira respondeu aflita:


- Os donos da casa partiram de viagem e me deixaram trancada aqui. Estou morrendo de fome e já exausta de tanto me debater.


A formiga repetiu as empáfias da mosca, imitando-lhe a voz: “Sou fidalga! Pouso em todas as mesas… Passeio pelo colo das donzelas…” e lá seguiu seu caminho, apressadinha como sempre.


Quem quer colher, planta. E quem do alheio vive, um dia se engasga.


(Monteiro Lobato. Fábulas e histórias diversas. São Paulo: Brasiliense, 1960.)


1. Quantos parágrafos há no texto?


2. Nos textos narrativos, há geralmente várias vozes. Uma é a do narrador, que conta a história, e as outras são das personagens, que conversam entre si. Identifique no primeiro parágrafo do texto:


a) o trecho que corresponde à voz do narrador:


b) o autor da fala: - Sou fidalga!”


3. Que sinal de pontuação indica o início da fala das personagens?


4. No último parágrafo, há um trecho em que a formiguinha repete o que a mosca disse, imitando-lhe a voz. Que sinal de pontuação marca o início e o fim desse trecho?


5. Qual é a moral da fábula?


6. Em um momento do texto, a mosca cita um ditado popular. Qual é esse ditado?



LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 07 A 15.


TEXTO 2: POR QUE ALGUMAS MÚSICAS NÃO SAEM DA NOSSA CABEÇA?



Porque elas usam e abusam de letras repetitivas, melodias simples e positivas - ou seja, poucas notas musicais e sons que inspiram uma sensação de otimismo no ouvinte. Com essa junção, a canção gruda no cérebro que nem chiclete. Quem é que não sabe de cor a melodia e a letra de "Macarena", de Los Del Rio? Ou a sensação do verão, "Festa no Apê",de Latino?


Há muito tempo,a publicidade descobriu que a simplicidade e a repetição são o caminho para fazer o público decorar sua mensagem. "Um dos elementos do jingle é justamente a reexecução da melodia e letra dentro da mesma música", diz o compositor Calique Ludwig, especialista em mensagens publicitárias musicadas. Mesmo assim, os especialistas garantem que não existe uma receita infalível para uma música grudenta - às vezes a tentativa dá certo, às vezes não. Tem algum jeito de se livrar das pragas sonoras? Não existe "antídoto" 100% confiável, mas há quem diga que a melhor maneira é repetir até o fim a famigerada canção. Pode funcionar. Então comece: "Hoje é festa lá no meu apê...".


MUNDO ESTRANHO, n.39. Abril. In: CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Português linguagens 6º ano. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.


7. O texto 2 é:


(A) poético.

(B) descritivo.

(C) explicativo.

(D) narrativo.


8. Há quatro maneiras de se usar a palavra "porquê". Veja: por que, porque, por quê e porquê. Levante hipótese. Qual é o motivo de se usar no título "por que" (separado) e no início do texto "porque" (junto)?


9. Identifique o tipo de frase abaixo.


"Quem é que não sabe de cor a melodia e a letra de Macarena?


(A) Declarativa.

(B) Interrogativa.

(C) Exclamativa.

(D) Imperativa.


10. A palavra reexecução não consta do dicionário. Entretanto, no contexto, é possível deduzir seu significado. Que outra palavra do texto apresenta o mesmo significado?


11. A palavra nota tem inúmeros significados. Qual é o significado dessa palavra no texto?


12. Explique o sentido da palavra nota em cada frase.


a) Não tenho troco. O senhor não tem uma nota menor?


b) Alunos, tomem nota da lição de casa!


c) O cliente exigiu a nota fiscal.


d) Aquela guitarra nova custa uma nota.


e) O menino tirou uma ótima nota na escola.


13. De quem é a seguinte fala no texto?


"Um dos elementos do jingle é justamente a reexecução de melodia e letra dentro da mesma música".


(A) Do autor da revista Mundo Estranho.

(B) Do grupo musical Los Del Rio.

(C) Do cantor Latino.

(D) Compositor Calique Ludwig.


14. No período "[...] mas há quem diga que a melhor maneira é repetir até o fim a famigerada canção". A palavra que poderia substituir "famigerada" sem alteração de sentido é...


(A) melhor.

(B) pior.

(C) famosa.

(D) difícil.


15. Procure no dicionário o significado das seguintes palavras, retiradas do texto:


a) otimismo:


b) junção:


c) antídoto:



FONTE: CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Português linguagens 6º ano. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. (ADAPTADO)



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GABARITO

1. Doze.

2. a) Dizia a mosca à formiguinha que passava carregando uma folha de roseira.

b) A mosca.

3. O travessão.

4. As aspas.

5. Quem quer colher, planta. E quem do alheio vive, um dia se engasga.

6. Quem desdenha quer comprar.

7. C

8. Por que (separado e sem acento) usado para fazer perguntas. Porque (junto e sem acento) usado para iniciar as respostas.

9. B

10. Repetição.

11. Som musical produzido por instrumento musical ou pela voz humana.

12. a) cédula, moeda; b) apontamento, anotação; c) conta de uma despesa efetuada; d) valor alto; e) pontuação.

13. D

14. C

15. a) otimismo: disposição para considerar que tudo está o melhor possível, que tudo vai dar certo.

b) junção: ponto onde duas ou mais coisas se unem, reunião.

c) antídoto: contraveneno.


11 comentários:

Unknown disse...

Muito bom, ótimo parabéns pela força.

Unknown disse...

Me manda o gabarito dos 6anos amei obrigado

Telma disse...

Mim manda o gabarito dos 6ano obrigado

Unknown disse...

Parabéns pelo blog! Por gentileza me envie os gabaritos do 6 ano.

Unknown disse...

atividades maravilhosas .... mas faltou o gabarito..

Unknown disse...

Manda o gabarito

Unknown disse...

gabarito????

Unknown disse...

Gostei muito de suas aulas,mas mande o gabarito.

maria disse...

Parabéns, pode disponibilizar os gabaritos por favor.

Unknown disse...

me madaram gabarito

Eunice disse...

Parabéns excelente esse material .
Por gentileza mandar o gabarito.
Gratidão sempre.