“Fiquei
com um menino algumas vezes e depois não consegui esquecê-lo. Ele me deixa
confusa porque, às vezes, me faz pensar que gosta de mim. Outras vezes não
telefona, não olha pra mim e dá em cima de outras meninas, o que me deixa muito
triste. O que eu faço pra não me magoar?” (Laís – 13 anos).
Fonte:
BELTRÃO, E.; GORDILHO, T. Diálogo: língua portuguesa. 2009.
1. Na
construção da carta (texto acima), o produtor usou repetidamente o pronome me.
Que efeito essa repetição proporciona ao texto?
(A)
proporciona um efeito de informalidade.
(B)
proporciona um efeito de formalidade.
(C)
proporciona um efeito de linguagem rebuscada.
(D)
proporciona um efeito engraçado.
2. É
possível afirmar que a composição textual da carta possui trechos com marcas da
oralidade. Assinale a alternativa que indica corretamente essa marca da
oralidade, isto é, de que falamos, mas que, ao escrever deve ser evitado.
(A) [...]
depois não consegui esquecê-lo.
(B) [...]
não olha pra mim [...]
(C)
Outras vezes não telefona.
(D) Ele
me deixa confusa [...]
3. Os
pronomes estabelecem ligações entre as partes do texto, evitando repetições
desnecessárias. A que termo o pronome oblíquo lo, no
primeiro período, se refere?
(A) Ao
termo “depois”.
(B) Ao
termo “Laís”.
(C) Ao
termo “fiquei”.
(D) Ao
termo “menino”.
Leia o
texto abaixo e responda às questões 4 a 6.
“Tenho 13
anos e acho que encontrei o garoto dos meus sonhos. Ele estuda na minha escola,
mas parece que não quer nada comigo. E agora, o que eu faço para que ele olhe
para mim? Me disseram que ele gosta de outra menina. (M.A.S. Belo Horizonte,
MG).
Fonte:
BELTRÃO, E.; GORDILHO, T. Diálogo: língua portuguesa. 2009.
4. O que
representa as abreviações M.A.S? Por que ela foi usada?
5. A
carta é composta com os pronomes pessoais: ele, comigo, me, mim. A quem o
pronome “ele” se refere?
(A)
refere-se a “escola”.
(B)
refere-se a “M.A.S.
(C)
refere-se a “o garoto dos meus sonhos”.
(D)
refere-se a “sonhos”.
6. A quem
o pronome oblíquo “comigo” se
refere?
(A)
refere-se a “o garoto dos meus sonhos”.
(B)
refere-se a “M.A.S”.
(C)
refere-se a “outra menina”.
(D)
refere-se a “escola”.
7. Os
verbos que contêm em seus radicais as letras –rt- e –nd- transformam-se
em substantivos grafados com a letra s. Assim, a partir
dessa regra, é possível afirmar que a alternativa correta é:
(A)
divertir – diverção / compreender - compreenssão.
(B)
divertir – diversão / compreender - compreensão.
(C)
divertir – diverssão / compreender - compreenção.
(D)
divertir – diverção / compreender – compreenção.
8. Se o
verbo for formado a partir do verbo ter,
o substantivo correspondente será grafado com ç. Assim, a partir dessa regra, é possível afirmar que a
alternativa correta é:
(A) deter
– detensão / conter - contensão.
(B) deter
– detenssão / conter - contenção.
(C) deter
– detensão / conter - contenção.
(D) deter
– detenção / conter - contenção.
Leia o
texto: “A seca e o inverno” e responda às questões 9 a 12.
Na seca
inclemente no nosso Nordeste
O sol é
mais quente e o céu, mais azul
E o povo
se achando sem chão e sem veste
Viaja à
procura das terras do Sul
Porém
quando chove tudo é riso e festa
O campo e
a floresta prometem fartura
Escutam-se
as notas alegres e graves
Dos
cantos das aves louvando a natura
Alegre
esvoaça e gargalha o jacu
Apita a
nambu e geme a juriti
E a brisa
farfalha por entre os verdores
Beijando
os primores do meu Cariri
De noites
notamos as graças eternas
Nas
lindas lanternas de mil vaga-lumes
Na copa
da mata os ramos embalam
E as
flores exalam suaves perfumes
Se o dia
desponta vem nova alegria
A gente
aprecia o mais lindo compasso
Além do
balido das lindas ovelhas
Enxames
de abelhas zumbindo no espaço
Se o
forte caboclo da sua palhoça
No rumo
da roça de marcha apressada
Vai cheio
de vida sorrindo e contente
Lançar a
semente na terra molhada
Das mãos
deste bravo caboclo roceiro
Fiel
prazenteiro modesto e feliz
E que o
ouro branco sai para o progresso
Fazer o
progresso do nosso país.
9. Em
certas regiões do planeta observam-se quatro estações bem definidas ao longo do
ano. Com base na leitura do cordel, quantas e quais são as estações que
caracterizam a região Nordeste?
(A) duas;
a seca e inverno.
(B) três;
verão, primavera e outono.
(C) duas;
a seca e verão.
(D) uma,
a seca.
10. Que
elementos da natureza representam os períodos climáticos no poema?
(A) terra
e sol.
(B) terra
e chuva.
(C) sol e
chuva.
(D) sol e
ar.
11.
Sabendo-se que o cordel é um texto para ser cantado ou declamado, com que
objetivo o cordelista emprega recursos sonoros em seus textos?
(A)
Apenas para enfatizar as rimas.
(B)
Apenas para dar ritmo.
(C) Para
facilitar a leitura em voz baixa.
(D) Para
atribuir beleza aos versos, ritmo e facilitar a memorização.
12. No
último verso da 1ª estrofe, o cordelista diz que o povo “Viaja à procura das
terras do Sul”. Assinale a alternativa que responda corretamente o motivo de os
nordestinos buscarem as terras do Sul.
(A)
Buscam apenas paz e sossego.
(B)
Buscam melhores condições de vida.
(C) Buscam
descanso.
(D)
Buscam apenas moradia própria.
13. Os
verbos cantar, comer e partir são regulares porque seus radicais não mudam.
Observe:
Eu CANTava / Eu COMia / Eu PARTia
Tu CANTavas / Tu COMias / Tu PARTias
Eles CANTavam / Eles COMiam / Eles PARTiam
Diante
disso, assinale a alternativa em que o verbo é considerado irregular, isto é, que sofre mudança no radical.
(A) Eu
vendo / Tu vendes.
(B) Eu
posso / Tu podes.
(C) Eu
compro / Tu compras.
(D) Eu
jogo / Tu jogas.
14. Paroxítona: quando a sílaba tônica é a
penúltima. Exemplo: MEsa, monTAnha, meTAde. As palavras paroxítonas que são acentuadas - são somente as
terminadas em: ã, ão, i, is, us, l, n,
r, x, um, uns, ps. Assinale a alternativa em que todas as palavras
paroxítonas devem ser acentuadas.
(A)
sotão; forum; climax.
(B)
escola; album; guerra.
(C)
breve; maximo; horrivel.
(D)
bonus; hifen; escola.
15.
Escrevem-se com j ou g as palavras derivadas de outras
escritas com essas letras. Diante disso, assinale a alternativa em que todas as
palavras estejam escritas corretamente.
(A) loja
/ logista / sujo / sugeira.
(B)
laranja / larangeira / gelo / geleira.
(C)
laranja / laranjeira / gesso / engessado.
(D)
homenagem / homenajeado / jeito / geitoso.
16.
Assinale a oração que apresenta uma ideia de condição ou hipótese (o
que não se tem certeza).
(A)
Amanhã farei uma doação ao Abrigo de idosos.
(B)
Talvez eu faça alguma doação para o Abrigo de idosos.
(C) Não
farei uma doação ao Abrigo de idosos.
(D)
Sempre faço doações ao Abrigo de idosos.
17.
Assinale a alternativa em que há um pronome
pessoal do caso oblíquo:
(A)
Conte-me sempre a verdade.
(B) Nós
estamos bem hoje.
(C) Ela declarou
amor eterno.
(D) Eles
mereceram o prêmio.
18.
Assinale a alternativa em que a frase esteja em sentido conotativo, isto é, não possua significado real.
(A)
Aquela moça que eu tanto amei, hoje não amo mais.
(B)
Desejo que no próximo ano você compre uma nova casa.
(C)
Mariazinha está com a bola toda hoje.
(D) Por
favor, não entre sem permissão.
Leia a
charge publicada no jornal O Estado de Minas, em 13 de maio de 2000.
19.
Localize os verbos que aparecem na fala do primeiro balão e identifique o
sujeito de cada um deles.
20. Como
ficaria essa fala se esse sujeito fosse substituído por nós?
E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!
GABARITO
01
|
A
|
02
|
B
|
03
|
D
|
04
|
Representa as abreviações do nome da adolescente. Provavelmente
foi utilizado abreviações para evitar expor o nome da menina.
|
05
|
C
|
06
|
B
|
07
|
B
|
08
|
D
|
09
|
A
|
10
|
C
|
11
|
D
|
12
|
B
|
13
|
B
|
14
|
A
|
15
|
C
|
16
|
B
|
17
|
A
|
18
|
C
|
19
|
Corta, dá, pisa; sujeito: a gente.
|
20
|
Nós cortamos a cabeça; Depois nós damos uma surra neles; Aí,
nós pisamos no calo deles.
|
23 comentários:
De excelente qualidade esse material.
Parabéns!
Considero apenas que faltou um gabarito pra nos auxiliar.
abraços
Preciso do gabarito para conferir.
Meu e-mail é email@lorddualc.hol.es
Sou professora e gostaria de receber o gabarito pelo meu email:cristianebrandao8@gmail.com
Bom dia, achei muito interessante e bom para aplicar com minha filha, mais gostaria se possível que me enviasse o gabarito no meu e-mail para que eu possa fazer a correção desde já agradeço pela atenção.
Adriano
e-mail: luiz.wiedemann@gmail.com
gostaria de receber o gabarito : fabiana_vivy@hotmail.com
Gostei os exercícios. Tem como enviar o gabarito? Grata!!!
Olá, também gostaria de receber o gabarito, pois gostei do material.
Obrigado
Gostaria De Receber o Gabarito Tem Como?
Queria Receber o Gabarito?
Boa noite !!! Gostaria de receber o gabarito.
Boa tarde, gostaria de receber o gabarito: carolcabral18@gmail.com
Ola! Gostaria de receber o gabarito. email: barros.ly@hotmail.com
otima tarefa. Estou aplicando com minha filha, mas gostaria de receber o gabarito. email: zennacosta@gmail.com. desde já agradeço.
Atividades excelentes, adorei, mas gostaria de receber
o gabarito para conferir. Agradeço, bj.
aLGUÉM TEM O GABARITO DESSA ATIVIDADE?
Gostaria de receber o gabarito
tatiana-morais2010@hotmail.com
Olá pessoal, essa atividade já está com o gabarito liberado.
Acho engraçado ver professores pedindo gabarito.
Vão aplicar as atividades aos alunos sobre aquilo que eles próprios ensinaram.
Na boa, ainda bem que os alunos não sabem disso, caso contrário, se achariam cobertos de razão em colarem na prova.
Mestre Elisandro, sou seu admirador. Você é o cara!
Aprendi muito com você.
o gabairot está em azul galera
gabarito está em azul
Postar um comentário