LEITURA
E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL – GÊNERO HQ E FRAGMENTO DE ROMANCE*
*O termo “romance”,
descrito aqui, refere-se à composição literária moderna (narrativa), escrita em
prosa.
VERSÃO DA ATIVIDADE EM PDF: CLIQUE AQUI.
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ATIVIDADES
1.
Leia a história em quadrinhos (HQs) a seguir, para responder às questões.
a) Nas histórias em quadrinhos, o que os personagens falam
é apresentado em balões de fala. Releia o balão do último quadrinho: “Lembra-se quando pensamos que delegando
funções a eles nós os faríamos se comportarem como adultos? Funcionou.”
Explique o significado da palavra delegar.
b) Pela história ficamos sabendo de uma função que os pais
delegaram aos filhos. Qual foi?
c) Como essa função foi distribuída entre os dois filhos?
d) Que argumento o irmão usa para justificar que a irmã
deve levar o lixo para fora, naquele dia?
e) Que argumento a menina usa para rebater o argumento do
irmão?
f) O irmão concordou ou não com o argumento da irmã? Que
novo argumento ele usa para defender seu ponto de vista?
g) Os filhos discutem, brigam, acusando um ao outro. Para o
pai, esse é um comportamento próprio de crianças e pré-adolescentes, ou é um
comportamento de adultos? Justifique sua resposta.
h) Com que objetivo os pais delegaram função aos filhos?
i) No primeiro quadrinho, o que é que os dois irmãos estão
lendo? Como eles estão se sentindo?
j) No segundo e no terceiro quadrinhos, as expressões dos
rostos, os gestos, as atitudes dos dois irmãos mostram o que eles estão
sentindo: o que é?
k) Enquanto o pai está falando com a mãe no último
quadrinho, o que está acontecendo entre os dois irmãos? Como ficamos sabendo?
2. Leia a seguir o fragmento de um livro muito interessante
que fala das decepções, tristezas e perplexidades de Fernando, garoto rejeitado
por aqueles que desejaria ter como amigos.
POR QUE TUDO
ISSO?
Oito em ponto. A aula começa com Geografia.
Fernando está meio nervoso.
Toda vez que dona Lucinda dá trabalho em grupo é aquela
loucura.
Ele tem a redação, mas não o cartaz. O seu grupo combinou
um encontro no pátio da escola. Ele foi, mas o grupo não estava. No dia
seguinte, Fernando perguntou o que tinha acontecido e os colegas responderam
que ele se enganou no horário. Marcaram a segunda vez na casa do Fernando e a
Vó Bisa até ajudou a preparar sanduíches e refrescos para o lanche. Mas ninguém
apareceu. De novo combinaram um encontro na casa de Lia, terça-feira, às quatro
horas. Quando Fernando chegou o trabalho estava pronto. Disseram que ele
deveria ter chegado às duas.
Ele tentou argumentar e discutir, mas não deu pé.
Chamaram-no de bebezão, porque era o mais novo da classe, e ainda provocaram:
- Vai chorar? Vai?
Não, ele não chorou. Voltou para casa triste e murchinho
sem entender muito o porquê de tudo aquilo.
Não contou nem pra Vô Bisa o que estava acontecendo na
escola e foi fazer a redação.
Gora era ver no que dava.
Todos os grupos foram sendo chamados para apresentar seu
cartaz e dona Lucinda ia chegando, corrigindo ou censurando. E dando a nota.
Agora é a vez do seu grupo e Fernando torce as mãos.
- Dona Lucinda, disse Lia, este é o nosso trabalho. Todos
participaram, menos Fernando, que chegou tarde em todas as reuniões.
Foi um soco na boca do estômago. Ele não podia entender.
Por que faziam aquilo? Toda vez era a mesma coisa, Nenhum grupo o aceitava e
sempre davam um jeito de coloca-lo pra escanteio. Quando conseguia participar
de alguma reunião suas ideias não eram aceitas e seus recortes e desenhos
jamais cabiam nos cartazes. Sempre sobravam.
- Você devia estar mais atento e ser responsável. Agora
fica sem nota e vai trazer amanhã sem falta um cartaz sobre o assunto. E vai
fazer sozinho!
Que raiva! Que raiva! Que raiva!
Na saída, Lia e os outros fingiram que Nando não existia e
só comentavam a nota do cartaz que fez sucesso.
Nando não voltou de ônibus pra casa. Veio caminhando
devagar, distraído, chutando pedrinhas, pensando em tudo, pensando em nada,
decidindo como fazer seu cartaz e, ao mesmo tempo, jurando que não ia fazer, só
de raiva.
[...]
Vó Bisa estava cochilando na cadeira de balanço e não viu
Nando chegar.
Ele tirou seu prato do forno e comeu uma garfada sem
vontade. A mãe fazia o jantar e, no dia seguinte, Nando esquentava as sobras
para si. Vó Bisa não almoçava, só comia uma maça. A mãe dizia que ela comia
como passarinho. Pouco e devagar. Enquanto comia sem sentir o gosto de nada,
Nando chorou. Queria ter amigos e não conseguia. Acho que era por causa dos
óculos fundo de garrafa, ou porque era bebezão mesmo. Não sabia. Tentava
agradar e ser leal com todos, mas tudo o que fazia dava errado. A Marina gorducha
tinha sucesso, a Lia nariguda tinha namorado, o Cabeça, um gozador, e ninguém
se ofendia, o Tavão era estourado e tinha mil amigos, Rodriguinho colava o
tempo todo e ninguém se incomodava. O pescoço, a Luciana...
Que defeito tão grave era aquele que o afastava de todos?
Só podia ser os óculos mesmo.
(Leila Rentroia Iannone. Com a ponta dos
dedos e os olhos do coração. São Paulo, Editora do Brasil, 1986. p. 11-12).
a) Qual é o problema que Fernando enfrenta? Como ele reagia
às atitudes dos colegas?
b) Por que ele não conseguia entender a atitude dos
colegas?
c) O garoto procura um motivo que explique a rejeição por
parte dos colegas de classe. A que ele a atribui?
d) Você acha que esse seria um motivo para discriminar
alguém? Há algum motivo que justifique uma atitude como a dos colegas de
Fernando? Explique.
e) Você já passou por um problema semelhante? Ou conhece
alguém que já sofreu por ser rejeitado? Escreva sua resposta nas linhas a seguir,
contando o motivo da rejeição e se o problema foi superado.
f) É possível saber alguma coisa do físico da personagem
principal do texto?
g) Você já leu ou ouviu alguém falando sobre bullying? O
que você sabe sobre o assunto? Você acha que o personagem do texto, Fernando,
sofria bullying na escola? Comente.
SUGESTÃO DE
LEITURA
Recomendo, para complementar a discussão sobre o assunto,
a leitura do livro infanto-juvenil “O saci de duas pernas”, de autoria de Djair
Galvão.
REFERÊNCIAS
SOARES, Magda. Português: uma
proposta para o letramento. São Paulo: Moderna, 2002.
DELMANTO, Dileta; CASTRO; Maria da
Conceição. Português: ideias e
linguagens. São Paulo: Saraiva, 2006.
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GABARITO
Respostas – Atividade 1:
a) Delegar significa atribuir tarefas, deveres,
encarregar de realizar certas ações.
b) Levar o lixo para fora.
c) Cada dia um deles devia levar o lixo para fora.
d) Era a vez dela, não dele; na véspera ele tinha levado
o lixo para fora.
e) Em dia anterior, ela tinha substituído na tarefa,
portanto ele lhe devia uma substituição.
f) Concorda, não nega que tenha deixado de cumprir a
tarefa. Argumenta acusando a irmã: ela deixara de cumprir a tarefa muito mais
vezes.
g) É um comportamento de adultos: no último quadrinho,
declara que os filhos, brigando e discutindo, acusando um ao outro, estariam se
comportando como adultos.
h) Para que eles se comportassem como adultos.
i) Estão lendo histórias em quadrinhos. Estão tranquilos
(calmos, sossegados).
j) Raiva, irritação.
k) Estão brigando, discutindo, gritando. Os traços e as
estrelas no lado esquerdo do quadrinho representam briga, gritos e discussão.
Respostas – Atividade 2:
a) Fernando não é bem aceito pelos colegas, e ficava
muito triste com a situação.
b) Porque tudo que tentava fazer dava errado.
c) Ao fato de usar óculos.
d) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno responda que o
fato de o colega usar óculos não é motivo para discriminá-lo. O professor ou a
professora poderá, nesta questão, aproveitar para debater na sala de aula sobre
comportamentos e atitudes parecidas como a citada no texto e que também ocorram
na escola.
e) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno faça uma
reflexão a partir da leitura do texto e expresse seu comentário. É um momento
para o professor ou professora estar atento(a) para as possíveis respostas dos
alunos: relato de fatos que estejam acontecendo na escola e que precisam de
intervenções urgentes.
f) Apenas ficamos sabendo que Fernando era o mais novo da
classe e que usava óculos.
g) Resposta pessoal. O professor ou professora poderá
ampliar a discussão sobre o assunto (discriminação, bullying), inclusive sugerindo
outras atividades sobre o tema, como por exemplo: produção de frases, desenhos,
ou cartazes a fim de combater brincadeiras maldosas ou bullying na escola.
6 comentários:
Poderia m passar o texto com gabarito p e mail?
MUITO LEGAL
Quero a resposa
Não vi que tinha
queria tbm a resposta
Adorei a professora mandou a tarefa igual a essa então eu pesquisei por que eu quero só respostas!!!!!
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