Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.

terça-feira, 3 de julho de 2012

ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO "FÁBULAS" - 6º ANO



Exercícios I

Fábula "A queixa do pavão"

1. Por que o pavão estava chateado?

2. A quem ele foi se queixar?

3. Explique com suas palavras o que a deusa Juno respondeu ao pavão.

4. Quais as características do pavão, da águia e do rouxinol?

5. Você concorda com a moral dessa fábula?

Exercícios II

Fábula "O leão e o rato"

1. Escreva em seu caderno todos os adjetivos e locuções adjetivas presentes no texto.

2. Você concorda com a moral da fábula? Justifique sua resposta.

3. Copie em seu caderno todos os verbos que estão no tempo pretérito.

Exercícios III

Fábula "O menino que gritava lobo!"

1. No começo da história, ficamos sabendo que o menino tinha uma tarefa. Qual era ela? Ele gostava do que fazia?

2. Depois de um certo tempo, no entanto, o menino começou a achar monótona a sua ocupação. Por que o menino começou a gritar "lobo"?

3. Como reagiram os pastores e as pessoas da vila na primeira vez em que o menino gritou "lobo"? E na terceira vez?

4. Como o menino percebeu que realmente havia um lobo rondando o rebanho? Quais foram os sinais e indícios de que o lobo estava perto?

5. Quando um lobo de verdade atacou os carneiros ninguém acudiu o menino. Por quê?

6. A moral dessa fábula não está explícita, mas é bastante clara. Escreva em seu caderno qual seria a moral dessa história.

7. Se você fosse descrever o menino da história com apenas uma palavra, que palavra você escolheria?

8. Relacione em seu caderno, na ordem correta, o sfeitos principais da história tal como ela é recontada em "O menino que gritava lobo!":
a) [   ] O menino cuidava dos carneiros e gostava disso, porque podia brincar o dia todo.

b) [   ] O menino foi levado de volta à vila, onde passou a dar conta de comer às galinhas, a catar ovos e a cortar lenha.

c) [   ] Teve a ideia, então, de fingir que um lobo havia se aproximado dos carneiros e gritou: - LOOOOOOOOOOOOBO!

d) [   ] As pessoas da aldeia o acudiram e o parabenizaram pela defesa dos carneiros.

e) [   ] Quando o lobo realmente apareceu e o menino, mais uma vez, gritou lobo, ninguém veio ajudá-lo.

f) [   ] Mas, depois de um tempo, começou a ficar entediado, porque nada divertido acontecia.

g) [   ] O menino então passou a gritar lobo com frequência, fingindo que o animal o ameaçava.

9. No texto, algumas palavras estão escritas apenas em letras maiúsculas. Algumas vezes para dar ênfase ao que está sendo dito,outras para mostrar que a personagem está realmente gritando. Dê um exemplo de cada caso.

10. Para que serve o sinal gráfico "-" conhecido como travessão?

11. Pesquise no dicionário ou na internet o significado das seguintes palavras:
a) monótono
b) tédio
c) irrequieto
d) esbaforido
e) cajado

Referências

CAMPOS, João; NIGRO,  Flávio; RODELLA,  Gabriella. Português a Arte da Palavra. 6. ano. São Paulo: AJS, 2009.
 


Nenhum comentário:

ATIVIDADES ESCOLARES

ATIVIDADES ESCOLARES
SOL.ETI.BR

Cadastre-se e receba atualizações do blog em seu e-mail.

SEGUIDORES