Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

COMPREENSÃO TEXTUAL - TRABALHANDO COM OS VERBOS

Atividade sugerida para 6º e 7º ano do ensino fundamental.

Infância 2

Joguei pião na terra,
Fiz piquenique na serra,
Quebrei bolinha de gude,
Corri o mais que pude,
Tirei zero na prova,
Menti que tirei dez,
Ganhei uma bola nova,
Machuquei os dois pés,
Assustei um gato,
Um cachorro me assustou,
Capturei um rato,
Minha mãe não gostou,
Colecionei gibi,
Disco voador eu não vi,
Troquei figurinha,
Comi paçoquinha,
Me escondi no quintal,
Usei chapéu de jornal,
Tive amigo japonês,
Amigo pretinho,
Amigo alemão,
Amigo baixinho,
Levei choque em tomada,
Fiquei com o nariz entupido,
Arranjei uma namorada,
Namorei escondido,
Assisti filme de terror,
No calor, senti frio,
No frio, senti calor,
Peguei balão no telhado,
Brinquei de caubói,
Brinquei de índio,
Brinquei de soldado,
Fui um desenho animado.

(Girassóis e outras poesias, Cia das Letrinhas, 1995).

Compreensão do texto

1. O eu lírico do poema cita um conjunto de ações que ele realizava quando era criança. Identifique no poema ações que:

a) envolviam brincadeiras ou brinquedos;

b) demonstram peraltices do eu lírico;

c) revelam perigos que o eu lírico correu;

d) revelam problemas de saúde do eu lírico;


2. Para exprimir as ações que realizou na infância, o eu lírico utiliza muitos verbos.

a) Identifique os verbos dos dez primeiros versos;

b) Em que tempo e modo verbal eles estão?

c) Por que, na sua opinião, eles foram empregados nesse tempo e nesse modo verbal?

d) Levante hipótese. Que idade o eu lírico tem no presente?

e) Na sua opinião, o eu lírico teve uma infância tranquila ou agitada? Justifique.


3. Os verbos têm um papel destacado nesse poema. Considerando-se o perfil do eu lírico e o conjunto de ações que ele realizava na infância, por que, na sua opinião, o verbo é uma classe gramatical fundamental na construção desse texto?


4. Escreva um poema intitulado "Infância", no qual relate algumas de suas ações e brincadeiras. Empregue verbos no passado e crie um verbo final que resuma de modo surpreendente todo o texto.


5. Passe os versos abaixo para o tempo presente.

a) Joguei pião na terra.

b) Quebrei bolinha de gude.

c) Corri o mais que pude.

d) Namorei escondido.

e) Peguei balão no telhado.


6. Passe os versos abaixo para o tempo futuro.

a) Ganhei uma bola nova.

b) Usei chapéu de jornal.

c) Arranjei uma namorada.

d) Assisti filme de terror.

e) Brinquei de soldado.


Nenhum comentário:

ATIVIDADES ESCOLARES

ATIVIDADES ESCOLARES
SOL.ETI.BR

Cadastre-se e receba atualizações do blog em seu e-mail.

SEGUIDORES