Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS COM GABARITO

Expressões da linguagem: texto verbal e texto não verbal  

Tipos de linguagem presentes em textos

Verbal: oral ou escrita
Não verbal: visual, sonora, corporal

Há milhares de anos o homem tenta registrar seus pensamentos, sentimentos e aspectos da vida. Inicialmente por meio de imagens, os seres humanos, ao longo de sua história, criaram outras linguagens gráficas, números, ideogramas, letras, permitindo maior comunicação, ou seja, criaram códigos.

Para que possamos nos comunicar com alguém, é preciso que os códigos utilizados sejam compartilhados pelos indivíduos que participam dos atos de comunicação. Podemos citar, como exemplo, o código de trânsito, que permite ao motorista e aos pedestres estabelecerem uma comunicação.

A língua também é um código, pois é um conhecimento partilhado que permite a comunicação entre os indivíduos de um grupo social. Cada língua se organiza de acordo com hábitos e tradições de um determinado grupo, refletindo a sua cultura.
 Podemos dividir as formas de comunicação em dois grandes grupos, de acordo com o código que utilizam.

Linguagem verbal - quando o homem utiliza a palavra para se comunicar. A palavra, também chamada de signo linguístico, pode ser observada em situações de comunicação falada ou escrita.

Linguagem não verbal - quando o homem se comunica com gestos, expressões fisionômicas, imagens, sinais etc. 

Referência:
OLIVEIRA, Tânia Amaral. Língua Portuguesa, 7º ano. 3. ed. São Paulo: IBEP, 2012.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS: LEITURA DE IMAGENS


OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 03.



QUESTÃO 01 - (UFRN/2009) O folheto autoriza inferir-se que, ao usar aparelho celular enquanto dirige, o condutor do veículo


(A) deve ter, além de coordenação motora, bastante controle emocional.

(B) causa acidentes mais por inexperiência que por falta de precaução.

(C) põe em risco tanto a segurança de motoristas quanto a de pedestres.

(D) precisa redobrar sua atenção, principalmente em perímetros urbanos.


QUESTÃO 02 - (UFRN/2009) No folheto, constata-se uma ambiguidade intencional quanto ao emprego da palavra 


(A) ligação, que pode ser interpretada como combinação ou telefonema

(B) direção, que pode ser interpretada como volante ou orientação. 

(C) perigosa, que pode ser interpretada como arriscada ou deliberada. 

(D) celular, que pode ser interpretado como telefone ou tecnologia. 


QUESTÃO 03 - (UFRN/2009) No slogan “CELULAR: Não Fale no Trânsito”, uma característica  da função conativa da linguagem é 


(A) a objetividade da informação transmitida. 

(B) a manutenção da sintonia entre a STTU e o público-alvo. 

(C) o esclarecimento da linguagem pela própria linguagem. 

(D) o emprego do verbo no modo imperativo.


QUESTÃO 04: Leia a charge a seguir.



A charge lida pode ser considerada um(a) 


(A) crítica ao jogador Ronaldo que está muito gordo

(B) elogio ao jogador Ronaldo que é muito forte. 

(C) elogio ao clube Corinthians que fez um bom negócio.

(D) crítica a todas as pessoas que estão fora do peso ideal.


QUESTÃO 05: Leia a charge a seguir.


Marque a frase abaixo que se  relaciona com a charge acima. 


(A) Vida sem religião é viagem sem roteiro.  (Marquês de Maricá)

(B) Em matéria de religião, bebo água de todos os  rios. (Guimarães Rosa) 

(C) Tudo vale a pena quando a alma não é  pequena. (Fernando Pessoa) 

(D) Ciência sem religião é cega; religião sem ciência  é paralítica. (Albert Einstein) 

(E) Ninguém faz tudo bonito sempre. Até Deus. Ele  fez o cavalo e também o rinoceronte. (Vinicius de  Moraes)


QUESTÃO 06: Leia a charge a seguir.



O mosquito “total flex”, da charge lida foi comparado a 


(A) barbeiro e caramujo que também transmitem  doenças. 

(B) políticos e povo brasileiro. 

(C) veículos que usam álcool e gasolina.

(D) insetos e aracnídeos. 

(E) aves e mamíferos. 


QUESTÃO 07: Leia a charge a seguir.



A palavra “preta”, nessa frase do  presidente, tem sentido de: 


(A) bom. 

(B) negro. 

(C) difícil. 

(D) certa. 

(E) escura.


QUESTÃO 08: Leia a charge a seguir.



O sorriso da moça nessa charge pode  ser interpretada como 


(A) alegria. 

(B) inteligência. 

(C) preocupação. 

(D) ignorância. 

(E) esperança.


QUESTÃO 09: Leia a charge a seguir.



Essa charge mostra que o trabalhador 


(A) recebe muito dinheiro e pode poupar bastante. 

(B) recebe pouco no 13º salário e tem muito o que pagar

(C) recebe muito no 13º salário e tem muito o que pagar. 

(D) recebe muito no 13º salário e tem pouco o que pagar.

(E) está surpreso com tanto dinheiro que recebeu.


QUESTÃO 10: Leia a charge a seguir.



Os personagens dessa charge são

 

(A) crianças de rua. 

(B) políticos brasileiros. 

(C) jovens universitários. 

(D) trabalhadores urbanos. 

(E) moradores de rua


E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!


GABARITO
01: C
02: A
03: D
04: A
05: B
06: C
07: C
08: E
09: B
10: E




sábado, 14 de junho de 2014

DEBATE EM SALA DE AULA - A VOVÓ NA JANELA - LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL

A VOVÓ NA JANELA

Cada sociedade tem a educação que quer: a nossa é péssima, antes de tudo porque aceitamos passivamente que assim seja, além de não fazermos a nossa parte em casa como pais.



Em uma pesquisa internacional sobre aprendizado de leitura, os resultados da Coreia pareciam errados, pois eram excessivamente elevados.

Despachou-se um emissário para visitar o país e checar a aplicação. Era isso mesmo. Mas, visitando uma escola, ele viu várias mulheres do lado de fora das janelas, espiando para dentro das salas de aula. Eram as avós dos alunos, vigiando os netos, para ver se estavam prestando atenção nas aulas.

A obsessão nacional que leva as avós às janelas é a principal razão para os bons resultados da educação em países com etnias chinesas importantes. A qualidade do ensino é um fator de êxito, mas, antes de tudo, é uma consequência da importância fatal atribuída à educação pelos orientais.

Foi feito um estudo sobre níveis de estresse de alunos, comparando americanos com japoneses. Verificou-se que os americanos com notas muito altas eram mais tensos, pois não são bem vistos pelos colegas de escolas públicas. Já os estressados no Japão eram os estudantes com notas baixas, pela condenação dos pais e da sociedade.

Pesquisadores americanos foram observar o funcionamento das casas de imigrantes orientais. Verificou-se que os pais, ao voltar para casa, passam a comandar as operações escolares. A mesa da sala transforma-se em uma área de estudo, onde todos se sentam, sob seu controle estrito. Os que sabem inglês tentam ajudar os filhos. Os outros – e os analfabetos – apenas vigiam. Os pais não se permitem o luxo de outras atividades e abrem mão da televisão. No Japão, é comum as mães estudarem as matérias dos filhos, para que possam ajudá-lo em suas tarefas de casa.

Fala-se do milagre educacional coreano. Mas fala-se pouco do esforço das famílias. Lá, como no Japão, os cursinhos preparatórios começam quase tão cedo quanto a escola. Os alunos mal saem da aula e têm de mergulhar no cursinho. O que gastam as famílias pagando professores particulares e cursinhos é o mesmo que gasta o governo para operar todo o sistema escolar público.

Os exemplos acima lançam algumas luzes sobre o sucesso dos países do Leste Asiático em matéria de educação. Mostram que tudo começa com o desvelo das famílias e com sua crença inabalável de que a educação é o segredo do sucesso. Países como Coreia, Cingapura e Taiwan não gastam muito mais do que nós em educação. A diferença é o empenho da família, que turbina o esforço dos filhos e força o governo a fazer sua parte.

Curioso notar que os nipo-brasileiros são 0,5% da população de São Paulo. Mas ocupam 15% das vagas da USP. Não obstante, seus antepassados vieram para o Brasil com níveis baixíssimos de educação.

Muitos pais brasileiros de classe média achincalham a nossa educação. Mas seu esforço e sacrifício pessoal tendem a ser ínfimos. Quando deixam de assistir à televisão para assegurar-se de que seus pimpolhos estão estudando? Quantos conversam frequentemente com os filhos? As pesquisas mostram que tais gestos têm um impacto enorme sobre o desempenho dos filhos. Se a família é a primeira linha de educação e apoio à escola, que lições estão os mais educados dando às famílias mais pobres?

O Ministério da Saúde da União Soviética reclamava contra o Ministério da Educação, pois julgava que o excesso de horas de estudo depois da escola e nos fins de semana estava comprometendo a saúde da juventude. Exatamente a mesma queixa foi feita na Suíça.

No Brasil, uma pesquisa recente, em escolas particulares de bom nível, mostrou que os alunos do último ano do Ensino Médio indicaram dedicar uma hora por dia aos estudos – além das aulas. Outra pesquisa indicou que os jovens assistem diariamente a quatro horas de televisão. Esses são os alunos que dizem estar se preparando para vestibulares impossíveis.

Cada sociedade tem a educação que quer. A nossa é péssima, antes de tudo porque aceitamos passivamente que assim seja, além de não fazermos a nossa parte em casa. Não podemos culpar as famílias pobres, mas e a indiferença da classe média? Está em boa hora para um exame de consciência. Estado, escola e professores têm sua dose de culpa. Mas não são os únicos merecendo puxões de orelha.

REFERÊNCIA: CASTRO, Cláudio de Moura. A vovó na janela. In: KÖCHE, V.S; BOFF, O.M.B; MARINELLO, A.F. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petropolis, RJ: Vozes, 2010.



REFLEXÕES SOBRE O TEXTO

1. O texto pertence ao gênero

(A) notícia porque apresenta fatos verdadeiros sobre a educação.
(B) artigo de opinião porque apresenta a opinião do autor com base em pesquisas.
(C) reportagem porque apresenta dados verdadeiros sobre a realidade educacional.
(D) romance porque conta uma história fantasiosa.

2. No texto, o autor aborda

(A) o sucesso da educação em outros países da Europa.
(B) a dificuldade de os pais ajudarem os filhos com as tarefas escolares.
(C) a falta de recursos financeiros para a educação no Brasil.
(D) o problema da educação brasileira.

3. Para fundamentar sua opinião, o autor faz uso de vários argumentos. Assinale o trecho em que ele usa um argumento de provas concretas.

(A) "Muitos pais brasileiros de classe média achincalham a nossa educação."
(B) "Fala-se do milagre educacional coreano. Mas fala-se pouco do esforço das famílias."
(C) "os nipo-brasileiros são 0,5% da população de São Paulo. Mas ocupam 15% das vagas da USP."
(D) "A obsessão nacional que leva as avós às janelas é a principal razão para os bons resultados da educação em países com etnias chinesas importantes."

4. Assinale o trecho em que NÃO se evidencia uma opinião do autor do texto:

(A) "Cada sociedade tem a educação que quer. A nossa é péssima, antes de tudo porque aceitamos passivamente que assim seja [...]"
(B) "A diferença é o empenho da família, que turbina o esforço dos filhos e força o governo a fazer sua parte."
(C) "Está em boa hora para um exame de consciência. estado, escola e professores têm sua dose de culpa."
(D) "O Ministério da Saúde da União Soviética reclamava contra o Ministério da Educação, pois julgava que o excesso de horas de estudo depois da escola e nos fins de semana estava comprometendo a saúde da juventude."

5. Pesquisadores americanos observaram o funcionamento das casas de imigrantes orientais. Em relação à educação, o que eles verificaram?

6. Com base nas informações no 7º parágrafo, comente sobre a diferença na educação entre Brasil e países do Leste asiático.

7. Com base no 8º parágrafo, é possível afirmar que os nipo-brasileiros (descendentes de japoneses que moram no Brasil) são mais inteligentes do que os brasileiros? Comente.

8. Leia o 9º parágrafo e deduza o significado da palavra “achincalham”.

9. No 11º parágrafo, o autor apresenta uma pesquisa, em que alunos de escolas particulares de bom nível se dedicam uma hora de estudo – além das aulas -, enquanto que assistem diariamente quatro horas de televisão. Você acha que para alguém que pretende obter uma ótima carreira profissional essas horas de estudos são suficientes? Comente.

10. No último parágrafo o autor diz: “Cada sociedade tem a educação que quer. A nossa é péssima, antes de tudo porque aceitamos passivamente”. Você concorda com essa afirmação? Produza um texto para justificar a sua resposta (mínimo 3 parágrafos, máximo 5).



E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!



GABARITO

1. B
2. D
3. C
4. D
5. Eles observaram que os pais, ao retornarem do trabalho, ajudam os filhos com as tarefas escolares.
6. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno perceba que as famílias do leste Asiático acreditam que a educação é o segredo do sucesso. Eles se empenham em ajudar os filhos com as atividades escolares e cobram para que o governo faça sua parte.
7. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno reflita sobre o texto, atentando-se para a cultura educacional dos japoneses, uma vez que eles reconhecem o valor da educação, como é afirmado em várias parte do texto.
8. Falar mal, criticar, praticar ofensas.
9. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno, com base nas informações apresentadas no texto, reconheça que para se obter sucesso nos estudos, consequentemente uma excelente carreira profissional, é preciso dedicar-se aos estudos mais do que é oferecido na sala de aula, inclusive quanto a baixa carga horária oferecida em algumas escola, apenas 4 horas.
10. Produção de texto (resposta pessoal).


quarta-feira, 28 de maio de 2014

LEITURA E INTERPRETAÇAO DE TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA COM GABARITO

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: LÍNGUA INGLESA













LEIA O TEXTO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 10.


PIZZA

NOT YOUR PAPA’S PIZZA

 

Chicken pizza, seafood gumbo pizza, and even pecan pie pizza were competitors last week when pizza makers gathered in Las Vegas for the festival International Pizza Recipe Contest. the winner was grilled “Gamberian pizza”, a thin-crust pie made by Craing and Karla Priebe of CK’s Grilled Pizza of Norcross, Ga. The Gamberian features Gulf jumbo shrimp, sun-dried tomatoes soaked in port wine, and two fresh pesto sauces.

 

In a contest where creativity is King-America’s old standby, pepperoni, was not even in the running - the Priebes combined two pizza trends: grilling and the use of nontraditional toppings. “The judges loved the smoky flavor”, says a contest spokesperson, “And the innovative use of local Georgia pecans, instead of the pine nuts usually found in pesto sauce.” - Jeannye Thorton.

 

PIZZA SLICES, the first pizzeria opened in 1830 in Naples, Italy - It’s still in business - and the first pizza delivery was made there in 1889. In 1905, the first U.S. pizzeria opened in New York City. # Americans consume 100 acres of pizza a day, or 350 slices per second, and spend $30 billion on about 3 billion pies annually. The 61,000 U.S. pizzerias now outnumber hamburger restaurants. # Sixty-one percent of Americans favor thin-crust pizza; 28 percent prefer thick-crust or pan pizza. Pepperoni, the number 1 topping, is on 36 percent of pizza orders. Anchovies rank last.

 

Lee Neville - Sources: Pizza Today, Smithsonian

 

QUESTÃO 01: A pizza vencedora do concurso em Las Vegas

 

(A) é de massa grossa e leva pequenos camarões embebidos em vinho do Porto.

(B) é de massa fina e leva camarão e tomates secos.

(C) é de massa fina e leva queijo derretido no vinho do Porto.

(D) é de massa grossa e leva um pouco de vinho.

(E) é de massa fina e leva pimentões secos.

 

QUESTÃO 02: Algumas pizzas “concorrentes” no concurso de Las Vegas eram feitas com

 

(A) raízes e ervas.

(B) frutas tropicais.

(C) frutos do mar.

(D) vegetais e legumes.

(E) frutas exóticas.

 

QUESTÃO 03: A primeira pizzaria do mundo

 

(A) ainda está em funcionamento.

(B) foi fechada em 1905.

(C) foi inaugurada em 1930.

(D) foi inaugurada em Nova York.

(E) foi fechada recentemente.

 

QUESTÃO 04: Segundo o texto

 

(A) os americanos gastam em torno de 30 milhões de dólares anuais em pizza.

(B) os americanos consomem, em média, 61.000 pizzas por ano.

(C) os americanos consomem, em média, 350 pizzas por segundo.

(D) o número de pizzarias nos EUA ultrapassa o número de lanchonetes atualmente.

(E) o número de lanchonetes que vendem hambúrgueres ainda é maior nos EUA que o número de pizzarias.

 

QUESTÃO 05: A pizza que os americanos menos consomem é de

 

(A) mussarela.

(B) calabresa.

(C) anchova.

(D) presunto.

(E) camarão.

 

QUESTÃO 06: De acordo com o texto, o significado da palavra “Contest” é

 

(A) contexto.

(B) comércio.

(C) concurso.

(D) curso.

(E) comentário.

 

QUESTÃO 07: A tradução de, “... 350 slices per second, …” é

 

(A) 350 peças por segundos.

(B) 350 séries por segundos.

(C) 350 mordidas por segundos.

(D) 350 pedaços por segundos.

(E) 350 pedidos por segundos.

 

QUESTÃO 08: De acordo com o texto calabresa seria

 

(A) pepperoni.

(B) shrimp.

(C) cheese.

(D) ham.

(E) tuna fish.

 

QUESTÃO 09: Qual é a frase correspondente à “As 61.000 dos U.S. agora ultrapassam o número de lanchonetes.”

 

(A) The 61,000 U.S. pizzerias now go the numbers of snack bars.

(B) The 61,000 U.S. pizzerias now run the bars.

(C) The 61,000 U.S. pizzerias now pass the restaurants.

(D) The 61,000 U.S. pizzerias now cook more than the restaurants.

(E) The 61,000 U.S. pizzerias now outnumber hamburger restaurants.

 

QUESTÃO 10: No 1º e 2º parágrafos, o texto está falando sobre

 

(A) as pizzarias mais famosas dos U.S.

(B) um concurso internacional de receitas de pizzas.

(C) um concurso de beleza das pizzas.

(D) um concurso de consumo de pizzas.

(E) um concurso das pizzas do papai.



E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!


GABARITO


01: B

02: C

03: A

04: D

05: C

06: C

07: D

08: A

09: E

10: B