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quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ATIVIDADE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO 7º E 8º ANO ANO COM GABARITO: PUBLICIDADE, CONSUMO E MEIO AMBIENTE



PUBLICIDADE, CONSUMO E MEIO AMBIENTE


      Em 50 anos, a população mundial passou de aproximadamente 2,5 bilhões (1950) para cerca de 6 bilhões (2000). A industrialização crescente permitiu um aumento excepcional no consumo de produtos e teve como consequência o aumento também do lixo e da poluição. Para conter os danos ao meio ambiente de uma produção não sustentável e garantir a sobrevivência das futuras gerações, a sociedade moderna terá de reformular alguns hábitos de consumo.
      Vivemos numa sociedade de consumo, onde comprar e vender faz parte do cotidiano e toma muito tempo, recurso e energia. O problema é que geralmente não percebemos que esse simples ato pode ter reflexos negativo sobre o meio ambiente.
      Ao comprar uma roupa nova, por exemplo, não nos damos conta de que, para produzir aquele tecido, foi preciso cultivar o algodão, e que isso implicou o uso de grandes quantidades de fertilizantes químicos e pesticidas, que contaminam o solo, a água e o ar. Atualmente, imensas áreas de terra são destinadas à monocultura do algodão, que, com o passar dos anos, vai deteriorando o solo. Mais ainda, o processo de tingimento na indústria têxtil emprega grandes volumes de água e produtos químicos, que contaminam os cursos de água.
      Hoje disseminado em praticamente todo o mundo, o fenômeno do consumismo não teria sido possível sem o bombardeio incessante da publicidade.
      A publicidade nos persegue em toda a parte, e muitas vezes não nos damos conta disso. Está nas ruas, nas fachadas dos prédios, nos ônibus e nas vitrines. Também chama a nossa atenção em bancos, escritórios, hospitais, restaurantes, cinema e outros lugares públicos. Em casa, basta abrir o jornal, ligar o rádio ou a televisão. Muitas vezes, ela vem pelo correio: são as ofertas e propagandas.
      Sem perceber, fazemos publicidade gratuitamente ao usar roupas, sapatos, bolsas e outros objetos com etiquetas visíveis. É realmente muito difícil não ser afetado por essa publicidade massiva, que se incorporou a todos os aspectos de nossa vida e nos emite mensagens o tempo todo, de forma direta ou velada.
      A publicidade é um meio eficiente para tornar o produto conhecido e prestar informações para ajudar o consumidor a fazer uma escolha e até aprender a consumir melhor. O problema é que, em vez de fornecer informações para um consumo racional e consciente, as mensagens publicitárias exploram pontos vulneráveis do público para convencê-lo de que o produto é realmente necessário. Assim, ela apela para os desejos, gostos, ideias, necessidades, vaidades e outros aspectos da nossa personalidade.
      Você já reparou como são as pessoas que aparecem nos anúncios publicitários? Geralmente são de classe média ou alta, bonitas, saudáveis, felizes e bem-sucedidas.
      A publicidade utiliza vários tipos de estratégias para atingir o seu público-alvo, aquele a que o produto se destina. Para vender produtos higiênicos, cosméticos e alimentos, por exemplo, elaboram-se anúncios dirigidos para as mulheres. Neles, o que aparece não é uma mulher comum, mas um estereótipo de mulher, criado pela nossa cultura. Assim, as mulheres que anunciam cosméticos devem ser jovens, belas, magras e atraentes. Já para anunciar um produto de limpeza, a mulher deve ser perfeita e estar numa casa esplêndida e mais limpa do que um laboratório clínico.
      A publicidade dirigida ao homem geralmente explora seu desejo de obter êxito e de ser atraente e viril. O homem típico da publicidade é bonito, tem conta no banco, um bom carro, uma bela casa, uma mulher bonita e fala ao telefone celular. Na propaganda, quase tudo é permitido, pelo menos em muitos países onde a legislação é frágil. Frequentemente explora-se a imagem da mulher seminua para fazer todo o tipo de propaganda, desde um simples refrigerante até um sofisticado e caro automóvel esportivo.
      Como no jogo publicitário existe muita competição comercial, as empresas de publicidade vivem em busca de formas cada vez mais sensacionais e novas para atingir o público com suas mensagens. São muitos os apelos, vão desde colecionar pequenos brindes que vêm com os produtos até juntar tampas de garrafas, embalagens, entre outras coisas, para concorrer a prêmios.
      Quase sempre o anúncio ou peça publicitária se vale da síndrome do “todos têm e por isso eu devo ter”. Isso faz com que as pessoas ajam pelo impulso, seguindo a ordem ditada pelo anúncio, sem questionar as reais necessidades ou mesmo a qualidade ou preço dos produtos. Além de fazer mal ao nosso bolso, essa atitude acaba por prejudicar o meio ambiente, com o acúmulo do lixo e de poluição gerado por uma produção não sustentável.

Referência
BELTRÃO, Eliana Santos; GORDILHO, Tereza. Publicidade, consumo e meio ambiente. In: Consumo sustentável: Manual de educação. Brasília. 2005.

COMPRENSÃO E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1. Com suas palavras, responda o que é publicidade?

2. Considerando que o objetivo desse texto é expor fatos e apresentar situações que mostrem os efeitos do consumismo no meio ambiente, assinale a alternativa correta.

(A) Os fatos são expostos numa linguagem objetiva e levam o leitor a refletir sobre eles.
(B) As informações são confusas e a linguagem é subjetiva, emotiva.
(C) Os fatos são analisados, a partir do ponto de vista do produtor do texto.
(D) Nenhuma das alternativas.

3. Segundo o texto, o aumento da população mundial nos últimos cinquenta anos trouxe consequências ao meio ambiente, obrigando a sociedade moderna a reformular alguns hábitos de consumo. Que consequências foram essas?

4. Releia o 4º e 5º parágrafos do texto e responda. Por que será que as pessoas compram produtos supérfluos?

5. Que estratégia é geralmente utilizada nas mensagens publicitárias para convencer o consumidor a adquirir o produto?

6. Segundo o texto “para vender produtos higiênicos, cosméticos e alimentos, elaboram-se anúncios dirigidos ...........................................................”

7. Na sua opinião, observa-se um bombardeio da publicidade para o consumo de produtos básicos ou para o consumo de produtos supérfluos? Justifique sua resposta.

8. Quais são as consequências quando uma pessoa compra um produto pelo impulso, sem questionar as reais necessidades ou mesmo a qualidade ou preços dos produtos?

9. Como pode ser definido o artigo ou produto que satisfaça às necessidades básicas do consumidor?

10. No texto, afirma-se que: "A publicidade nos persegue em toda a parte [...]." e são citados os lugares onde ela está presente, tais como "nas ruas, nas fachadas dos prédios, nos ônibus e nas vitrines. [...] em bancos [...]".
Por que o texto apresenta os diferentes lugares onde a publicidade é veiculada?


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GABARITO

1. Espera que o estudante responda que publicidade significa, genericamente, divulgar, tornar público um fato ou ideia. É uma técnica de comunicação em massa, cuja finalidade é fornecer informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais.

2. A
3. O aumento do lixo e da poluição.
4. Por causa do bombardeio incessante da publicidade, gerando nas pessoas uma falsa necessidade daquele produto.
5. A estratégia de que o produto é realmente necessário ou que dá status, satisfaz os desejos, necessidades.
6. para as mulheres.
7. Para o consumo de produtos supérfluos, porque os produtos básicos as pessoas já consomem regularmente.
8. Além de fazer mal ao bolso, essa atitude acaba por prejudicar o meio ambiente, com o acúmulo do lixo e de poluição gerado por uma produção não sustentável.
9. Como imprescindíveis e necessários à saúde, alimentação, educação etc. e que proporcionam qualidade de vida para o consumidor.
10. Provavelmente para levar o leitor a perceber o quanto a publicidade está presente no cotidiano das pessoas, uma vez que são citados quase todos os lugares que as pessoas circulam, incluindo a própria casa, confirmando que a publicidade as "persegue".

LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL 5º E 6º ANO COM GABARITO - FÁBULA O LEÃO E O RATO

Atividade sugerida para 5º e 6º ano do ensino fundamental. Conhecimentos básicos de língua portuguesa.

O Leão e o Rato


Estava um rato prestes a ser devorado por um gato faminto quando um leão que passava por perto, comovido com seu desespero, espantou o gato pra longe. Refeito do susto, o ratinho agradeceu:

- Muito obrigado por salvar minha vida, majestade. O senhor é o rei da floresta e não precisaria se incomodar com um ser tão insignificante como eu. Mas um dia eu hei de lhe retribuir este favor.

O leão, que não havia feito aquilo pensando em recompensa, seguiu o seu caminho:

- Pobre ratinho, como poderia ele retribuir um favor ao rei dos animais?

No dia seguinte, o leão estava andando distraído quando pisou numa rede estendida para aprisioná-lo. Assim que pôs a pata na armadilha, a rede se fechou sobre o seu corpo.

- Ai de mim. Ficarei aqui a noite inteira até que cheguem os caçadores e me matem sem dó nem piedade.

Eis que pela estrada vem passando o ratinho seu amigo. Ao ver o leão naquela situação, prontificou-se no mesmo instante:

- É já que vou retribuir o favor que você me fez.

E pôs-se a roer as cordas até livrar o leão da rede dos caçadores.

(Fábulas de Esopo. Adapt. de Ivana Arruda Leite. São Paulo: Escala Educacional. 2004)

RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO


QUESTÃO 01: A fábula recebeu esse título porque

(A) indica que o leão é o rei dos animais.
(B) indica quem são os personagens principais.
(C) indica que o leão e o rato são os personagens secundários.
(D) nega os fatos importantes acontecidos com todos os personagens.

QUESTÃO 02: A atitude do leão para salvar o rato demostra

(A) inveja do gato.
(B) piedade pelo rato.
(C) desprezo pelo rato.
(D) egoísmo por ser mais forte.

QUESTÃO 03: O sentimento do rato em relação à atitude do leão indica

(A) astúcia.
(B) vaidade.
(C) gratidão.
(D) liberdade.

QUESTÃO 04: O leão foi aprisionado por causa

(A) da sua distração.
(B) da mata fechada.
(C) do desejo de vingança do gato.
(D) do seu desconhecimento do ambiente.

QUESTÃO 05: O ensinamento coerente com os fatos dessa fábula é

(A) o orgulho leva à morte.
(B) é melhor confiar desconfiando.
(C) quando a sorte muda, os fortes necessitam dos fracos.
(D) aos poderosos, tudo se desculpa; aos miseráveis, nada se perdoa.

QUESTÃO 06: O trecho "[...] quando pisou numa rede estendida para aprisioná-lo" comprova que os caçadores pretendiam

(A) caçar o leão.
(B) ajudar o rato.
(C) testar a armadilha.
(D) caçar qualquer animal.

QUESTÃO 07: O adjetivo "pobre", empregado no 4º parágrafo, expressa

(A) posição social.
(B) falta de dinheiro.
(C) motivo de orgulho.
(D) digno de compaixão.

QUESTÃO 08: No texto, a palavra que significa "próximo de acontecer" é

(A) prestes.
(B) retribuir.
(C) comovido.
(D) prontificou-se.

QUESTÃO 09: O trecho "Refeito do susto" foi empregado no texto como sinônimo de

(A) reparar, arrumar.
(B) reorganizar, reformar.
(C) fazer de novo, corrigir.
(D) restaurar as forças, revigorar-se.

QUESTÃO 10: A fala do leão na armadilha confirma o sentimento de

(A) falta de esperança em ser salvo.
(B) surpresa com a atitude dos caçadores.
(C) esperança de chegar um amigo e salvá-lo.
(D) certeza de que ia livrar-se sozinho da armadilha.



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GABARITO

1: B
2: B
3: C
4: A
5: C
6: A
7: A
8: A
9: D
10: A



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

EMPREGO DE MAL E MAU - ATIVIDADES PARA O 7º E 8º ANO COM GABARITO

Atividade sugerida para 7º e 8º ano do ensino fundamental

MAL:
pode ser substituído por bem;
pode equivaler à conjunção assim que;
pode ser substituído por nem ao menos, nem sequer;
pode ser substituído pelos substantivos maldade, doença, problema.

MAU:
pode ser substituído por bom;
é adjetivo, acompanha substantivo.


ATIVIDADES

1. Faça o emprego de MAU ou MAL corretamente.

a) Eu andei ............ de saúde.
b) O atleta obteve um ............ resultado no teste de classificação.
c) O Brasil teve um ............. desempenho na avaliação internacional de leitura.
d) Até que você não saiu tão ............ nos testes.
e) ......... chegou, saiu novamente para atender uma emergência.
f) Você está muito ........ humorado hoje.
g) Você anda .......... educado ultimamente.
h) Os ......... resultados nas provas devem-se à falta de atenção.
i) Não queria ........... a seus primos; eles gostam de você.
j) Não fiz por ..........: quis apenas ajudar.
k) Quase todas as empresas tiveram ........ desempenho neste semestre.
l) O .......... humor de Paula deixou todos os presentes ........ -humorados.

2. Dê o significado da palavra MAL nas seguintes frases.

[ a maldade - nem ao menos - a doença - errado - prejuízo ]

a) Ele nem percebia o mal que praticava.
b) Como podemos ajudar a remediar o mal que as chuvas causaram?
c) Não vejo nada de mal em aceitar a companhia de Marcos.
d) Agravou-se o mal de que sofre o jogador, por isso ele será operado hoje.
e) A noite mal começa a baixar e os ventos uivam ameaçadoramente.
f) Mal virou as costas, as crianças recomeçaram a briga.



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GABARITO

1: a) mal; b) mau; c) mau; d) mal; e) mal; f) mal; g) mal. h) maus; i) mal; j) mal; k) mau; l) mau

2: a) a maldade/ b) prejuízo; c) errado; d) a doença; e) nem ao menos; f) nem ao menos


ATIVIDADES SOBRE VERBOS MODO INDICATIVO COM GABARITO

VERBOS



1. Verbos são palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e fenômeno da natureza, sempre em relação a determinado tempo.

Leia as frases abaixo, grife os verbos e identifique se eles exprimem ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza.


a) A vida é bela.


b) Choveu durante toda a madrugada.


c) A água virou vinho.


d) Viajarei no final de semana.


2. Leia o texto a seguir.


Qual é o segredo dos encantadores de serpentes?


Todas as cobras, inclusive a naja, usadas nas apresentações de encantadores, são praticamente surdas. Quando o encantador abre o cesto onde a serpente está, ela se levanta naturalmente, porque costuma ficar com parte do corpo na posição ereta. O que desperta a curiosidade do animal, então, é o movimento que o encantador faz com a flauta. Se ele mexer a mão do mesmo jeito que mexe a flauta, a cobra responderá da mesma maneira. Alguns encantadores passam xixi de rato na ponta da flauta, o que atiça o faro da naja e ajuda a manter sua posição.


(Marcelo Duarte, A arca dos bichos. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1999)


a) Dos verbos destacados nesse texto, quais indicam:


- ação:


- estado:


b) Identifique no texto uma locução verbal.


3. Todos os verbos existentes na língua portuguesa pertencem a apenas três grandes grupos, ou conjugações. 1ª conjugação: os verbos terminados em -ar; 2ª conjugação: os verbos terminados em -er; 3ª conjugação: os verbos terminados em -ir. Todos os verbos terminados em -or, como repor, supor, antepor, depor etc., são derivados de pôr. No passado, o verbo pôr era poer, que historicamente perdeu a vogal e. Assim, pôr e seus derivados pertencem à 2ª conjugação.

Os verbos que terminam em -ar, -er, -ir e -or estão numa forma que chamamos de infinitivo. Essa é a forma como o verbo se apresenta quando ainda não foi flexionada nas diferentes pessoas, tempos e modos verbais.


Identifique, nas frases abaixo, a que conjugação pertencem os verbos destacados. Faça como no modelo.


MODELO:

A menina brincou de boneca durante à tarde.

R: brincou, do infinitivo brincar, terminado em -ar, 1ª conjugação


a) Os alunos estudaram para a prova.


b) A professora corrigiu as atividades.


c) O atleta correu além de seus limites.


d) O funcionário repôs as mercadorias na prateleira.


e) o aniversariante partiu o bolo.


f) O lojista deu um desconto pela mercadoria.


4. Suponha que você precise procurar no dicionário o significado do verbo a que pertence cada uma das formas verbais abaixo. no dicionário, os verbos aparecem apenas no infinitivo. Que palavras você buscaria no dicionário?


a) eu trouxe:

b) ela coube:

c) quando ele vier:

d) eles viram:

e) eu pus:

f) eu visto:

g) ele diria:


5. Passe as frases abaixo para o tempo pretérito perfeito do indicativo.


a) Eu faço as atividades.


b) Eu jogo futebol.


c) Eu vou à escola.


d) Eu viajo nas férias.


e) Eu solto pipa.


6. Identifique o tempo dos verbos destacados nas frases a seguir.


a) José falava muito alto.


b) Ana Paula escreverá uma redação sobre o meio ambiente.


c) Os alunos brincaram na hora do recreio.


d) A professora explicará o conteúdo.


e) Eu faria a redação se tivesse um lápis.


f) A artista cantara uma bela canção.


g) As meninas dançam perfeitamente.


LEIA O POEMA A SEGUIR.


INFÂNCIA 2


Joguei pião na terra,

Fiz piquenique na serra,

Quebrei bolinha de gude,

Corri o mais que pude,

Tirei zero na prova,

Menti que tirei dez,

Ganhei uma bola nova,

Machuquei os dois pés,

Assustei um gato,

Um cachorro me assustou,

Capturei um rato,

Minha mãe não gostou,

Colecionei gibi,

Disco voador eu não vi,

Troquei figurinha,

Comi paçoquinha,

Me escondi no quintal,

Usei chapéu de jornal,

Tive amigo japonês,

Amigo pretinho,

Amigo alemão,

Amigo baixinho,

Levei choque em tomada,

Fiquei com o nariz entupido,

Arranjei uma namorada,

Namorei escondido,

Assisti filme de terror,

No calor, senti frio,

No frio, senti calor,

Peguei balão no telhado,

Brinquei de caubói,

Brinquei de índio,

Brinquei de soldado,

Fui um desenho animado.


(Girassóis e outras poesias, Cia das Letrinhas, 1995).


7. O eu lírico do poema cita um conjunto de ações que ele realiza quando era criança. identifique no poema ações que:

a) envolviam brincadeiras ou brinquedos:


b) demonstram peraltices do eu lírico:


c) revelam perigos que o eu lírico correu:


d) revelam problemas de saúde do eu lírico:


8. Para exprimir as ações que realizou na infância, o eu lírico utiliza muitos verbos.


a) Identifique os verbos dos dez primeiros versos. Escreva na forma infinitiva.


b) Em que tempo e modo verbal eles estão?


c) Por que, na sua opinião, eles foram empregados nesse tempo e nesse modo verbal?


d) Levante hipótese. Que idade o eu lírico tem no presente?


e) Na sua opinião, o eu lírico teve uma infância tranquila ou agitada? Justifique.



9. Os verbos têm um papel destacado nesse poema. Considerando-se o perfil do eu lírico e o conjunto de ações que ele realizava na infância, por que, na sua opinião, o verbo é uma classe gramatical fundamental na construção desse texto?


10. Passe os versos abaixo para o tempo presente do indicativo.


a) Joguei pião na terra.


b) Quebrei bolinha de gude.


c) Corri o mais que pude.


d) Namorei escondido.


e) Peguei balão no telhado.


11. Passe os versos abaixo para o tempo futuro do presente do indicativo.


a) Ganhei uma bola nova.


b) Usei chapéu de jornal.


c) Arranjei uma namorada.


d) Assisti filme de terror.


e) Brinquei de soldado.


FONTE: (COM ADAPTAÇÕES) CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português Linguagens. 5. ed. São Paulo: Atual Editora, 2009.



 



GABARITO


1. a) é: estado; b) choveu: fenômeno da natureza; c) virou: mudança de estado; d) viajarei: ação.


2. a) ação: abre, levanta, desperta, atiça; estado: são, é.

b) costuma ficar.


3. a) estudaram, do infinitivo estudar, terminado em -ar, 1ª conjugação.

b) corrigiu, do infinitivo corrigir, terminado em -ir, 3ª conjugação.

c) correu, do infinitivo correr, terminado em -er, 2ª conjugação.

d) repôs, do infinitivo repor, terminado em -or, 2ª conjugação.

e) partiu, do infinitivo partir, terminado em -ir, 3ª conjugação.

f) deu, do infinitivo dar, terminado em -ar, 1ª conjugação.


4. a) trazer; b) caber; c) vir; d) ver; e) pôr; f) vestir; g) dizer.


5. a) Eu fiz as atividades.

b) Eu joguei futebol.

c) Eu fui à escola.

d) Eu viajei nas férias.

e) Eu soltei pipa.


6. a) pretérito imperfeito do indicativo

b) futuro do presente do indicativo

c) pretérito perfeito do indicativo

d) futuro do presente do indicativo

e) futuro do pretérito do indicativo

f) pretérito mais-que-perfeito do indicativo

g) presente do indicativo


7. a) jogar pião, quebrar bolinha de gude, correr, trocar figurinhas, usar chapéu de jornal, brincar de caubói, entre outras.

b) Tirar zero, mentir que tirou dez, assustar um gato, namorar escondido, entre outras.

c) O susto que o cachorro lhe deu, o choque que levou na tomada, pegar balão no telhado, entre outras.

d) Machucar os pés, ficar com o nariz entupido.


8. a) jogar, fazer, quebrar, correr, poder, tirar, mentir, tirar, ganhar, machucar, assustar.

b) Pretérito perfeito do indicativo.

c) Sugestão de resposta: Porque a infância já terminou, é um período da vida encerrado. /ou/ Para indicar uma ação realizada pelo eu lírico num determinado momento do passado.

d) Provavelmente ela já é um adolescente, jovem ou adulto, já que narra fatos de sua infância.

e) Provavelmente o eu lírico teve uma infância agitada, fez de tudo um pouco. É possível perceber a partir das ações relatadas no poema: joguei, corri, quebrei, menti, assustei, machuquei, namorei etc.


9. Porque ele aponta as ações realizadas pelo eu lírico (brincar, fazer peraltices, conhecer coisas novas etc).


10. a) Jogo pião na terra.

b) Quebro bolinha de gude.

c) Corro mais que pude.

d) Namoro escondido.

e) Pego balão no telhado.


11. a) Ganharei uma bola nova.

b) Usarei chapéu de jornal.

c) Arranjarei uma namorada.

d) Assistirei filme de terror.

e) Brincarei de soldado.