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sexta-feira, 15 de março de 2013

GRAMÁTICA - MODO VERBAL SUBJUNTIVO - ATIVIDADES COM GABARITO

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1. Complete as frases com os verbos entre parênteses, usando o modo e o tempo verbal mais adequado.
a) Se ........... algum acidente com a moto, ele ficaria desconsolado. (acontecer)
b) Mal começo a contar uma história, minha irmãzinha ........... (adormecer)
c) Quando ..........., as ruas ficam às escuras. (anoitecer)
d) Se você .......... selado o envelope, ele não teria voltado. (ter)
e) Embora o rapaz ......... os cães todos os dias, eles sempre voltavam para casa. (soltar)
f) ............ que meu coração está vazio. (parecer)
g) Você ............... as mãos antes de enrolar os docinhos? (umedecer)
h) Se você ............ com seu pai, eu o teria reconhecido. (parecer)
2. Complete as frases usando o pretérito imperfeito do subjuntivo dos verbos entre parênteses.
a) Se eu .............. mais com meu pai, ele me compreenderia. (conversar)
b) Se você .............. a casa, teria o dinheiro necessário. (vender)
c) Se nós ................ o bolo, todos comeriam. (repartir)
d) Pedi-lhes que me ............. (compreender)
e) Mesmo que ............., eles nada conseguiram. (chorar)
f) Ele não permitiu que nós .............. pela janela. (olhar)
g) Gostariam que eu .............. da reunião. (participar)
h) Embora meu marido e eu ............. muito, pouco conseguimos. (trabalhar)
3. Reescreva, relacionando adequadamente os tempos verbais, como no exemplo.
Se eu lhe escrever, ela me perdoará.
Se eu lhe escrevesse, ela me perdoaria.

a) Se eu conversar, atrapalharei a explicação.

b) Se nós tomarmos o remédio, melhoraremos.

c) Se eles pensarem melhor, mudarão de atitude.

d) Se vocês o encontrarem, não o reconhecerão.

4) Complete as frases com o tempo do subjuntivo adequado.
a) Talvez eu ............... mais cedo hoje. (sair)
b) Quero que eles .............. amanhã. (vir)
c) Quando eu ..............., atenda logo. (telefonar)
d) Se você me ................, não ficaria magoado. (escutar)
e) Assim que vocês ................. os cadernos, faremos os exercícios. (trazer)
f) Se vocês ..............., não encontrariam dificuldades na matéria. (estudar)     
REFERÊNCIA
DELMANTO, Dileta; CASTRO, Maria da Conceição. Português ideias e linguegens. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.


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GABARITO

1. a) acontecesse
b) adormece
c) anoitece
d) tivesse
e) soltasse
f) parece
g) umedece/ umedeceu
h) parecesse

2. a) conversasse
b) vendesse
c) repartíssemos
d) compreendessem
e) chorassem
f) olhássemos
g) participasse
h) trabalhássemos

3. a) Se eu conversasse, atrapalharia a explicação.
b) Se nós tomássemos o remédio, melhoraríamos.
c) Se eles pensassem melhor, mudariam de atitude.
d) Se vocês o encontrassem, não o reconheceriam.

4. a) saia
b) venham
c) telefonar
d) escutasse
e) trouxerem
f) estudassem


GRAMÁTICA - FONOLOGIA - LETRAS E SONS - ATIVIDADES COM GABARITO

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1. Nas palavras casa, exame e riqueza, três letras diferentes representam um mesmo som consonantal. Indique qual é o som e quais são as letras que o representam.

2. Nas palavras bruxa, examinador, crucifixo, a letra X representa o mesmo som? Explique.

3. Leia com atenção.

Lava, escorre, agita
A areia. E enfim, na bateia,
Fica uma pepita. (Guilherme de Almeida)

a) Observe a seguinte palavra retirada do texto: areia
Copie dela os seguintes fonemas: duas vogais; uma consoante; uma semivogal.

b) É correto dizer que o i da palavra pepita e o i de bateia são duas vogais? Explique.

d) Copie do poema: uma palavra que contém dígrafo consonantal:

e) Copie do poema: uma palavra que contém dígrafo vocálico:

4) Determine o número de letras e fonemas dos vocábulos a seguir:

a) caminho
b) quente
c) quatro
d) horror
e) asfixia
f) um
g) baralho
h) faixa
i) excelente
j) caatinga
k) sexo
l) hotel

5) Copie os dígrafos das seguintes palavras e classifique-os:

a) renascer
b) pombo
c) excesso
d) pássaros
e) cheque
f) desça
g) malha
h) disciplina
i) rainha
j) ontem
k) lindo
l) morrer
m) quero
n) comprido

6. Leia as palavras no quadro abaixo.

cão  lei  cinquenta  saúde  fixo  averiguei
pais  duque  compreender  sapato
país  saguão  voar  guerra

Copie do quadro acima o que se pede:
a) os vocábulos que contém ditongo:
b) os vocábulos que contêm tritongos:
c) os vocábulos que contêm hiato:

7. Classifique os ditongos destacados a seguir. Siga o modelo:

Imundície: ditongo oral crescente

a) quatro
b) papai
c) gêmeo
d) ideia
e) expõe
f) mamãe
g) jovem
h) touro
i) pai
j) cacau
k) área
l) ágio

8. Todos os vocábulos que seguem apresentam tritongos. Classifique-os em orais ou nasai.

a) quais
b) águam
c) Paraguai
d) extinguiu
e) quão
f) saguões

9. Classifique os vocábulos a seguir, de acordo com o número de sílabas.

a) mais
b) juiz
c) ruim
d) sai
e) saída
f) réu
g) ecologia
h) saí
i) até
j) três
k) caricatura
l) sucção

10. Separe as sílabas dos vocábulos a seguir:

a) sublinhar
b) história
c) substantivo
d) palhaço
e) psicólogo
f) exceção
g) guerreiro
h) jardineiro
i) superstição
j) friíssimo
k) nascimento
l) melancia

11. Em relação aos estudos sobre fonologia, assinale (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

(    )
Letra é o sinal gráfico convencionalmente usado na escrita.
(    )
Fonema é o elemento de natureza sonora cuja função é distinguir uma palavra de outra.
(    )
Dígrafo é o grupo de duas letras que representam um só fonema.
(    )
Na língua portuguesa é possível a construção de sílabas sem a presença de vogais.
(    )
Tritongo é o encontro inseparável de semivogal, vogal e semivogal na mesma sílaba.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

(A) V, F, V, F, V.
(B) V, V, V, F, V.
(C) F, V, V, V, F.
(D) F, V, V, V, V.
(E) V, V, V, V, V.

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GABARITO

1. O som é Z e as letras que o representam são s, x, z.
2. Não. Em bruxa, o X representa o som CH; em examinar, o som Z, em crucifixo, o som KS.
3. a) vogais: a, e; consoante: r; semivogal: i.
b) Não. O i de pepita é uma vogal e o i de bateia é uma semivogal.
c) Dígrafo consonantal: escorre; dígrafo vocálico: enfim
4. a) caminho: 7L – 6F
b) quente: 6 L – 4F
c) quatro: 6L – 6F
d) horror: 6L – 4F
e) asfixia: 7L – 8F
f) um: 2L – 1F
g) baralho: 7L – 6F
h) faixa: 5L – 5F
 i) excelente: 9L – 7F
j) caatinga: 8L – 7F
k) sexo: 4L – 5F
l) hotel: 5L – 4F

5) a) renascer: sc – dígrafo consonantal
b) pombo: om – dígrafo vocálico
c) excesso: xc, ss – dígrafos consonantais
d) pássaros: ss – dígrafo consonantal
e) cheque: ch, qu – dígrafos consonantais
f) desça: sc – dígrafo consonantal
g) malha: lh – dígrafo consonantal
h) disciplina: sc – dígrafo consonantal
i) rainha: nh – dígrafo consonantal
j) ontem: on, em – dígrafos vocálicos
k) lindo: in – dígrafo vocálico
l) morrer: rr – dígrafo consonantal
m) quero: qu – dígrafo consonantal
n) comprido: om – dígrafo vocálico

6)
a) cão, lei, pais, cinquenta
b) averiguei, saguão
c) país, saúde, voar, compreender

7) a) quatro: ditongo oral crescente
b) papai: ditongo oral decrescente
c) gêmeo: ditongo oral crescente
d) ideia: ditongo oral decrescente
e) expõe: ditongo nasal decrescente
f) mamãe: ditongo nasal decrescente
g) jovem: ditongo nasal decrescente
h) touro: ditongo oral decrescente
i) pai: ditongo oral decrescente
j) cacau: ditongo oral decrescente
k) área: ditongo oral crescente
l) ágio: ditongo oral crescente

8) a) quais: tritongo oral
b) águam: tritongo nasal
c) Paraguai: tritongo oral
d) extinguiu: tritongo oral
e) quão: tritongo nasal
f) saguões: tritongo nasal

9) a) mais: monossílabo
b) juiz: dissílabo
c) ruim: dissílabo
d) sai: monossílabo
e) saída: trissílabo
f) réu: monossílabo
g) ecologia: polissílabo
h) saí: dissílabo
i) até: dissílabo
j) três: monossílabo
k) caricatura: polissílabo
l) sucção: dissílabo

10) a) su-li-nhar
b) his-tó-ria
c) subs-tan-ti-vo
d) pa-lha-ço
e) psi-có-lo-go
f) ex-ce-ção
g) guer-rei-ro
h) jar-di-nei-ro
i) su-pers-ti-ção
j) fri-ís-si-mo
k) nas-ci-men-to
l) me-lan-ci-a


11) B

quarta-feira, 13 de março de 2013

ATIVIDADES - TIPOS DE FRASES


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1. Identifique as frases abaixo em: interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa.

a) Menino levado!!! Isso não se faz!
b) Por favor! Traga-me um copo com água.
c) Devolva meu brinquedo!
d) Quando você terá juízo?
e) Não vou brincar com a boneca.
f) Por que você não foi à escola?
g) Gosto de estudar.
h) Nossa! Que susto!

2. Informe se as frases abaixo são nominais ou verbais.

a) O menino e o Lobo.
b) Ele é um menino levado.
c) Consertei seu brinquedo.
d) Coitada daquela garota.
e) A menina arrancou a cabeça da boneca.
f) O velho e o mar.
g) Não fomos ao parque.
h) Por favor! Empreste-me seu livro.

3. Crie frases com as seguintes palavras.

a) escola
b) telefone
c) computador
d) livro

4) Das frases que você elaborou, no exercício anterior, quais são nominais e quais são verbais.

5) Coloque (FA) para as frases afirmativas e (FN) para as frases negativas.

a) (   ) Sempre gostei de estudar.
b) (   ) Eu tenho um blog na internet.
c) (   ) As meninas escrevem mais sobre sentimentos.
d) (   ) Não tenho outra caneta com esta cor.
e) (   ) Helena e Vitória não foram à escola.
f) (   ) Júnior é um garoto mimado.
g) (   ) Não jogarei futebol no domingo. 

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GABARITO

1.
a) Exclamativa
b) Imperativa
c) Imperativa
d) Interrogativa
e) Declarativa
f) Interrogativa
g) Declarativa
h) Exclamativa

2.
a) Nominal
b) Verbal
c) Verbal
d) Nominal
e) Verbal
f) Nominal
g) Verbal
h) Verbal

3. Resposta pessoal.

4. Resposta pessoal: Se a frase for elaborada com uso de verbo será uma frase verbal; se a frase for elaborada sem uso de verbo será uma frase nominal.

5.
a) FA
b) FA
c) FA
d) FN
e) FN
f) FA
g) FN





domingo, 24 de fevereiro de 2013

ATIVIDADES - ESTUDO DOS VERBOS E TIPOS DE SUJEITO - REVISÃO 7º ANO

Responda as atividades elaboradas pelo professor Elisandro Félix de Lima. 

Conteúdos:


ATIVIDADES DE REVISÃO - MORFOLOGIA E SINTAXE 8º ANO

Clique aqui e responda as atividades elaboradas pelo professor Elisandro Félix de Lima.

Conteúdo: Morfologia: as classes de palavras; sintaxe: tipos de sujeito e tipos de predicado; predicativo do sujeito e predicativo do objeto.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA FÁBULA - A CIGARRA E AS FORMIGAS

A CIGARRA E AS FORMIGAS

Era inverno. Havia chovido muito e as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar os grãos de trigo. Cada uma estava secando um grão de trigo, quando apareceu uma cigarra:
- Por favor formigas, me ajudem, acho que vou morrer, estou com muita fome. Me deem um pouco de trigo!
As formigas pararam um pouco de trabalhar e uma delas perguntou para a cigarra:
- Mas por que acha que devemos dar nosso trigo para você? O que você estava fazendo no verão? Por que não guardou comida para o inverno?
- Eu não tive tempo. Passei o verão todo cantando!
- Então, se passou o verão cantando é melhor passar o inverno dançando? - disseram as formigas, voltando ao trabalho, e deixando a cigarra pensando no erro que havia cometido.
Moral: Quem planta colhe.


Clique aqui e responda as questões sobre o texto "A cigarra e as formigas" e conteúdo sobre "os tipos de frases".

Gostaria de responder questões sobre outra fábula? Clique aqui e tenha acesso ao questionário sobre a fábula "O leão e o rato".




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quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA - ESTUDO DOS VERBOS - 6º ANO

VERSÃO DAS ATIVIDADES EM PDF: CLIQUE AQUI.

Verbo é a palavra que exprime um fato representado no tempo e que varia em número, pessoa, tempo e modo.

1. Grife os verbos das orações a seguir.

a) Os alunos leram um livro.
b) Muitas pessoas viajam nas férias.
c) Hoje é dia 7 de fevereiro.
d) Talvez eu participe do campeonato.
e) Gosto muito de meus pais.
f) Seremos bons amigos.
g) Fiz todas as atividades.

2. Assinale a alternativa que possui uma locução verbal.

a) Somente as mulheres participarão da dança.
b) Os jovens tocam violão muito bem.
c) Fiquei alegre com a boa notícia.
d) Ele ficou sabendo da festa.

3. Identifique a conjugação dos verbos nas orações a seguir.

a) Cantamos uma música romântica.
b) Sonhei com você.
c) Somos bons amigos.
d) Não fui à escola ontem.
e) Compusemos uma bela canção.
f) Não partiremos o bolo agora.

4. Identifique o modo dos verbos nas orações a seguir.

a) Choveu muito ontem.
b) Faz frio.
c) Não arrumamos o quarto.
d) Talvez eu experimente desse sorvete.
e) Abra essa porta, garoto!
f) Toquem a viola e dancem.
g) Resolveremos as atividades após o jantar.
h) Gritamos muito.
i) Ah! Se meu time vencesse...
j) Não jogue lixo nas ruas. 
     
5. As orações a seguir estão no tempo presente e modo indicativo. Passe-as para o tempo pretérito perfeito e imperfeito do mesmo modo.

a) Eu estudo muito.
b) Joana treina para o campeonato.
c) Eu leio as obras de Machado de Assis.
d) Os garotos falam ao celular.
e) Eu estou na escola.
f) Jorge Carlos joga futebol.
g) As meninas desfilam bem.
h) Os animais correm o tempo todo.

6. Passe as orações a seguir para o tempo futuro do modo indicativo.

a) Os alunos leram um texto sobre festas juninas.
b) Muitas pessoas gostam de festas juninas.
c) O cliente solicitou ao vendedor uma bola de basquete.
d) Maria Rita começou a praticar esportes.
e) Provocaram um desmatamento no local.
f) Poluíram nossos rios.
g) Nossa terra brasileira é um país bonito.
h) Poucos conhecem esse jogo.

7) Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e os tempos pedidos.

a) Preciso passar no vestibular, por isso........... muito. (estudar - futuro do presente do indicativo).
b) .............. boas lembranças da minha infância. (ter - presente do indicativo).
c) Marcela e Bruna .......... ao cinema ontem. (ir - pretérito perfeito do indicativo).
d) Nesta vida .......... o que plantamos. (colher - presente do indicativo).
e) Pedro .......... futebol muito bem se tiver oportunidade. (jogar - futuro do presente do indicativo).
f) Os homens .......... viola durante a serenata. (tocar - futuro do presente do  indicativo).
g) O aluno ........... um prêmio ao final do semestre. (ganhar - futuro do presente do indicativo).
h) A menina .............. alto durante as aulas. (falar - pretérito imperfeito do indicativo).

8. Identifique o número e a pessoa do verbo das orações a seguir.

Modelo: Eu gosto de sorvete. (verbo na 1ª pessoa do singular)

a) Moramos no planeta terra.
b) Juliano corria muito nas competições escolares.
c) Os alunos estudaram muito para a prova.
d) Tu jogaste bem hoje.
e) Vós não sabeis que este produto é tóxico?
f) Fomos bem recebidos na primeira aula deste ano.
g) Marcelino Carioca chutava muito bem as cobranças de faltas. 
  
9. Leia a charge publicada no jornal O Estado de Minas, em 13 de maio de 2000.



Localize os verbos que aparecem na fala do primeiro balão.

10. Prossiga dando a pessoa, o número, o tempo e o modo das formas verbais:

Exemplo: cansam 3ª pessoa do plural do presente do indicativo

a) deixávamos
b) dançarão
c) dançaram
d) achaste
e) deixei
f) deixasse
g) cessariam
h) abríssemos
i) plantais
j) plantássemos
k) ajudas
l) ajudaria
m) ajudarmos



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Recomendo que você, aluno, primeiro responda as atividades, e só após o término delas, faça a correção conforme segue o gabarito. 



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GABARITO:

1. a) leram; b) viajam; c) é; d) participe; e) gosto; f) seremos; g) fiz. 
2. D (ficou sabendo).
3.
a) cantamos - cantar - 1ª conjugação.
b) sonhei - sonhar - 1ª conjugação.
c) somos - ser - 2ª conjugação.
d) fui - ir - 3ª conjugação.
e) compusemos - compor (do arcaico compoer) - 2ª conjugação.
f) partiremos - partir - 3ª conjugação.

4. a) indicativo; b) indicativo; c) indicativo; d) subjuntivo; e) imperativo; f) imperativo; g) indicativo; h) indicativo; i) subjuntivo; j) imperativo.
5.
a) Eu estudei muito. / Eu estudava muito.
b) Joana treinou para o campeonato. / Joana treinava para o campeonato.
c) Eu li as obras de Machado de Assis. / Eu lia as obras de Machado de Assis.
d) Os garotos falaram ao celular. / Os garotos falavam ao celular.
e) Eu estive na escola. / Eu estava na escola.
f) Jorge Carlos jogou futebol. / Jorge Carlos jogava futebol.
g) As meninas desfilaram bem. / As meninas desfilavam bem.
h) Os animais correram o tempo todo. / Os animais corriam o tempo todo.
6. Futuro do presente/ Futuro do pretério
a) Os alunos lerão um texto sobre festas juninas. / Os alunos leriam um texto sobre festas juninas.
b) Muitas pessoas gostarão de festas juninas. / Muitas pessoas gostariam de festas juninas.
c) O cliente solicitará ao vendedor uma bola de basquete. / O cliente solicitaria ao vendedor uma bola de basquete.
d) Maria Rita começará a praticar esportes. / Maria Rita começaria a praticar esportes.
e) Provocarão um desmatamento no local. / Provocariam um desmatamento no local.
f) Poluirão nossos rios. / Poluiriam nossos rios.
g) Nossa terra brasileira será um país bonito. / Nossa terra brasileira seria um país bonito.
h) Poucos conhecerão esse jogo. / Poucos conheceriam esse jogo.

7. a) estudarei; b) tenho; c) foram; d) colhemos; e) jogará; f) tocarão; g) ganhará; h) falava.

8.
a) 1ª pessoa do plural.
b) 3ª pessoa do singular.
c) 3ª pessoa do plural.
d) 2ª pessoa do singular.
e) 2ª pessoa do plural.
f) 1ª pessoa do plural.
g) 3ª pessoa do singular.

9. Corta, dá, pisa

10.
a) deixávamos: 1ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo
b) dançarão: 3ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo
c) dançaram: 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo
d) achaste: 2ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo
e) deixei: 1ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo
f) deixasse: 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo
g) cessariam: 3ª pessoa do plural do futuro do pretérito do indicativo.
h) abríssemos: 3ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do subjuntivo
i) plantais: 2ª pessoa do plural do presente do indicativo
j) plantássemos: 3ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do subjuntivo
k) ajudas: 2ª pessoa do singular do presente do indicativo
l) ajudaria: 1ª pessoa do singular do futuro do pretérito do indicativo

m) ajudarmos: 1ª pessoa do plural do futuro do subjuntivo