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domingo, 24 de fevereiro de 2013

ATIVIDADES - ESTUDO DOS VERBOS E TIPOS DE SUJEITO - REVISÃO 7º ANO

Responda as atividades elaboradas pelo professor Elisandro Félix de Lima. 

Conteúdos:


ATIVIDADES DE REVISÃO - MORFOLOGIA E SINTAXE 8º ANO

Clique aqui e responda as atividades elaboradas pelo professor Elisandro Félix de Lima.

Conteúdo: Morfologia: as classes de palavras; sintaxe: tipos de sujeito e tipos de predicado; predicativo do sujeito e predicativo do objeto.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA FÁBULA - A CIGARRA E AS FORMIGAS

A CIGARRA E AS FORMIGAS

Era inverno. Havia chovido muito e as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar os grãos de trigo. Cada uma estava secando um grão de trigo, quando apareceu uma cigarra:
- Por favor formigas, me ajudem, acho que vou morrer, estou com muita fome. Me deem um pouco de trigo!
As formigas pararam um pouco de trabalhar e uma delas perguntou para a cigarra:
- Mas por que acha que devemos dar nosso trigo para você? O que você estava fazendo no verão? Por que não guardou comida para o inverno?
- Eu não tive tempo. Passei o verão todo cantando!
- Então, se passou o verão cantando é melhor passar o inverno dançando? - disseram as formigas, voltando ao trabalho, e deixando a cigarra pensando no erro que havia cometido.
Moral: Quem planta colhe.


Clique aqui e responda as questões sobre o texto "A cigarra e as formigas" e conteúdo sobre "os tipos de frases".

Gostaria de responder questões sobre outra fábula? Clique aqui e tenha acesso ao questionário sobre a fábula "O leão e o rato".




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quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA - ESTUDO DOS VERBOS - 6º ANO

VERSÃO DAS ATIVIDADES EM PDF: CLIQUE AQUI.

Verbo é a palavra que exprime um fato representado no tempo e que varia em número, pessoa, tempo e modo.

1. Grife os verbos das orações a seguir.

a) Os alunos leram um livro.
b) Muitas pessoas viajam nas férias.
c) Hoje é dia 7 de fevereiro.
d) Talvez eu participe do campeonato.
e) Gosto muito de meus pais.
f) Seremos bons amigos.
g) Fiz todas as atividades.

2. Assinale a alternativa que possui uma locução verbal.

a) Somente as mulheres participarão da dança.
b) Os jovens tocam violão muito bem.
c) Fiquei alegre com a boa notícia.
d) Ele ficou sabendo da festa.

3. Identifique a conjugação dos verbos nas orações a seguir.

a) Cantamos uma música romântica.
b) Sonhei com você.
c) Somos bons amigos.
d) Não fui à escola ontem.
e) Compusemos uma bela canção.
f) Não partiremos o bolo agora.

4. Identifique o modo dos verbos nas orações a seguir.

a) Choveu muito ontem.
b) Faz frio.
c) Não arrumamos o quarto.
d) Talvez eu experimente desse sorvete.
e) Abra essa porta, garoto!
f) Toquem a viola e dancem.
g) Resolveremos as atividades após o jantar.
h) Gritamos muito.
i) Ah! Se meu time vencesse...
j) Não jogue lixo nas ruas. 
     
5. As orações a seguir estão no tempo presente e modo indicativo. Passe-as para o tempo pretérito perfeito e imperfeito do mesmo modo.

a) Eu estudo muito.
b) Joana treina para o campeonato.
c) Eu leio as obras de Machado de Assis.
d) Os garotos falam ao celular.
e) Eu estou na escola.
f) Jorge Carlos joga futebol.
g) As meninas desfilam bem.
h) Os animais correm o tempo todo.

6. Passe as orações a seguir para o tempo futuro do modo indicativo.

a) Os alunos leram um texto sobre festas juninas.
b) Muitas pessoas gostam de festas juninas.
c) O cliente solicitou ao vendedor uma bola de basquete.
d) Maria Rita começou a praticar esportes.
e) Provocaram um desmatamento no local.
f) Poluíram nossos rios.
g) Nossa terra brasileira é um país bonito.
h) Poucos conhecem esse jogo.

7) Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e os tempos pedidos.

a) Preciso passar no vestibular, por isso........... muito. (estudar - futuro do presente do indicativo).
b) .............. boas lembranças da minha infância. (ter - presente do indicativo).
c) Marcela e Bruna .......... ao cinema ontem. (ir - pretérito perfeito do indicativo).
d) Nesta vida .......... o que plantamos. (colher - presente do indicativo).
e) Pedro .......... futebol muito bem se tiver oportunidade. (jogar - futuro do presente do indicativo).
f) Os homens .......... viola durante a serenata. (tocar - futuro do presente do  indicativo).
g) O aluno ........... um prêmio ao final do semestre. (ganhar - futuro do presente do indicativo).
h) A menina .............. alto durante as aulas. (falar - pretérito imperfeito do indicativo).

8. Identifique o número e a pessoa do verbo das orações a seguir.

Modelo: Eu gosto de sorvete. (verbo na 1ª pessoa do singular)

a) Moramos no planeta terra.
b) Juliano corria muito nas competições escolares.
c) Os alunos estudaram muito para a prova.
d) Tu jogaste bem hoje.
e) Vós não sabeis que este produto é tóxico?
f) Fomos bem recebidos na primeira aula deste ano.
g) Marcelino Carioca chutava muito bem as cobranças de faltas. 
  
9. Leia a charge publicada no jornal O Estado de Minas, em 13 de maio de 2000.



Localize os verbos que aparecem na fala do primeiro balão.

10. Prossiga dando a pessoa, o número, o tempo e o modo das formas verbais:

Exemplo: cansam 3ª pessoa do plural do presente do indicativo

a) deixávamos
b) dançarão
c) dançaram
d) achaste
e) deixei
f) deixasse
g) cessariam
h) abríssemos
i) plantais
j) plantássemos
k) ajudas
l) ajudaria
m) ajudarmos



VERSÃO DAS ATIVIDADES EM PDF: CLIQUE AQUI.

Recomendo que você, aluno, primeiro responda as atividades, e só após o término delas, faça a correção conforme segue o gabarito. 



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GABARITO:

1. a) leram; b) viajam; c) é; d) participe; e) gosto; f) seremos; g) fiz. 
2. D (ficou sabendo).
3.
a) cantamos - cantar - 1ª conjugação.
b) sonhei - sonhar - 1ª conjugação.
c) somos - ser - 2ª conjugação.
d) fui - ir - 3ª conjugação.
e) compusemos - compor (do arcaico compoer) - 2ª conjugação.
f) partiremos - partir - 3ª conjugação.

4. a) indicativo; b) indicativo; c) indicativo; d) subjuntivo; e) imperativo; f) imperativo; g) indicativo; h) indicativo; i) subjuntivo; j) imperativo.
5.
a) Eu estudei muito. / Eu estudava muito.
b) Joana treinou para o campeonato. / Joana treinava para o campeonato.
c) Eu li as obras de Machado de Assis. / Eu lia as obras de Machado de Assis.
d) Os garotos falaram ao celular. / Os garotos falavam ao celular.
e) Eu estive na escola. / Eu estava na escola.
f) Jorge Carlos jogou futebol. / Jorge Carlos jogava futebol.
g) As meninas desfilaram bem. / As meninas desfilavam bem.
h) Os animais correram o tempo todo. / Os animais corriam o tempo todo.
6. Futuro do presente/ Futuro do pretério
a) Os alunos lerão um texto sobre festas juninas. / Os alunos leriam um texto sobre festas juninas.
b) Muitas pessoas gostarão de festas juninas. / Muitas pessoas gostariam de festas juninas.
c) O cliente solicitará ao vendedor uma bola de basquete. / O cliente solicitaria ao vendedor uma bola de basquete.
d) Maria Rita começará a praticar esportes. / Maria Rita começaria a praticar esportes.
e) Provocarão um desmatamento no local. / Provocariam um desmatamento no local.
f) Poluirão nossos rios. / Poluiriam nossos rios.
g) Nossa terra brasileira será um país bonito. / Nossa terra brasileira seria um país bonito.
h) Poucos conhecerão esse jogo. / Poucos conheceriam esse jogo.

7. a) estudarei; b) tenho; c) foram; d) colhemos; e) jogará; f) tocarão; g) ganhará; h) falava.

8.
a) 1ª pessoa do plural.
b) 3ª pessoa do singular.
c) 3ª pessoa do plural.
d) 2ª pessoa do singular.
e) 2ª pessoa do plural.
f) 1ª pessoa do plural.
g) 3ª pessoa do singular.

9. Corta, dá, pisa

10.
a) deixávamos: 1ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo
b) dançarão: 3ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo
c) dançaram: 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo
d) achaste: 2ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo
e) deixei: 1ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo
f) deixasse: 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo
g) cessariam: 3ª pessoa do plural do futuro do pretérito do indicativo.
h) abríssemos: 3ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do subjuntivo
i) plantais: 2ª pessoa do plural do presente do indicativo
j) plantássemos: 3ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do subjuntivo
k) ajudas: 2ª pessoa do singular do presente do indicativo
l) ajudaria: 1ª pessoa do singular do futuro do pretérito do indicativo

m) ajudarmos: 1ª pessoa do plural do futuro do subjuntivo

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA, LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL - 7º ANO COM GABARITO


VERSÃO DAS ATIVIDADES EM PDF. CLIQUE AQUI.

Leia o texto e responda às questões 1, 2 e 3.

“Fiquei com um menino algumas vezes e depois não consegui esquecê-lo. Ele me deixa confusa porque, às vezes, me faz pensar que gosta de mim. Outras vezes não telefona, não olha pra mim e dá em cima de outras meninas, o que me deixa muito triste. O que eu faço pra não me magoar?” (Laís – 13 anos).

Fonte: BELTRÃO, E.; GORDILHO, T. Diálogo: língua portuguesa. 2009.

1. Na construção da carta (texto acima), o produtor usou repetidamente o pronome me. Que efeito essa repetição proporciona ao texto?

(A) proporciona um efeito de informalidade.
(B) proporciona um efeito de formalidade.
(C) proporciona um efeito de linguagem rebuscada.
(D) proporciona um efeito engraçado.

2. É possível afirmar que a composição textual da carta possui trechos com marcas da oralidade. Assinale a alternativa que indica corretamente essa marca da oralidade, isto é, de que falamos, mas que, ao escrever deve ser evitado.

(A) [...] depois não consegui esquecê-lo.
(B) [...] não olha pra mim [...]
(C) Outras vezes não telefona.
(D) Ele me deixa confusa [...]

3. Os pronomes estabelecem ligações entre as partes do texto, evitando repetições desnecessárias. A que termo o pronome oblíquo lo, no primeiro período, se refere?

(A) Ao termo “depois”.
(B) Ao termo “Laís”.
(C) Ao termo “fiquei”.
(D) Ao termo “menino”.

Leia o texto abaixo e responda às questões 4 a 6.

“Tenho 13 anos e acho que encontrei o garoto dos meus sonhos. Ele estuda na minha escola, mas parece que não quer nada comigo. E agora, o que eu faço para que ele olhe para mim? Me disseram que ele gosta de outra menina. (M.A.S. Belo Horizonte, MG).

Fonte: BELTRÃO, E.; GORDILHO, T. Diálogo: língua portuguesa. 2009.

4. O que representa as abreviações M.A.S? Por que ela foi usada?

5. A carta é composta com os pronomes pessoais: ele, comigo, me, mim. A quem o pronome “ele” se refere?

(A) refere-se a “escola”.
(B) refere-se a “M.A.S.
(C) refere-se a “o garoto dos meus sonhos”.
(D) refere-se a “sonhos”.

6. A quem o pronome oblíquo “comigo” se refere?

(A) refere-se a “o garoto dos meus sonhos”.
(B) refere-se a “M.A.S”.
(C) refere-se a “outra menina”.
(D) refere-se a “escola”.

7. Os verbos que contêm em seus radicais as letras –rt- e –nd- transformam-se em substantivos grafados com a letra s. Assim, a partir dessa regra, é possível afirmar que a alternativa correta é:

(A) divertir – diverção / compreender - compreenssão.
(B) divertir – diversão / compreender - compreensão.
(C) divertir – diverssão / compreender - compreenção.
(D) divertir – diverção / compreender – compreenção.


8. Se o verbo for formado a partir do verbo ter, o substantivo correspondente será grafado com ç. Assim, a partir dessa regra, é possível afirmar que a alternativa correta é:

(A) deter – detensão / conter - contensão.
(B) deter – detenssão / conter - contenção.
(C) deter – detensão / conter - contenção.
(D) deter – detenção / conter - contenção.

Leia o texto: “A seca e o inverno” e responda às questões 9 a 12.

Na seca inclemente no nosso Nordeste
O sol é mais quente e o céu, mais azul
E o povo se achando sem chão e sem veste
Viaja à procura das terras do Sul

Porém quando chove tudo é riso e festa
O campo e a floresta prometem fartura
Escutam-se as notas alegres e graves
Dos cantos das aves louvando a natura

Alegre esvoaça e gargalha o jacu
Apita a nambu e geme a juriti
E a brisa farfalha por entre os verdores
Beijando os primores do meu Cariri

De noites notamos as graças eternas
Nas lindas lanternas de mil vaga-lumes
Na copa da mata os ramos embalam
E as flores exalam suaves perfumes

Se o dia desponta vem nova alegria
A gente aprecia o mais lindo compasso
Além do balido das lindas ovelhas
Enxames de abelhas zumbindo no espaço

Se o forte caboclo da sua palhoça
No rumo da roça de marcha apressada
Vai cheio de vida sorrindo e contente
Lançar a semente na terra molhada

Das mãos deste bravo caboclo roceiro
Fiel prazenteiro modesto e feliz
E que o ouro branco sai para o progresso
Fazer o progresso do nosso país.

9. Em certas regiões do planeta observam-se quatro estações bem definidas ao longo do ano. Com base na leitura do cordel, quantas e quais são as estações que caracterizam a região Nordeste?

(A) duas; a seca e inverno.
(B) três; verão, primavera e outono.
(C) duas; a seca e verão.
(D) uma, a seca.

10. Que elementos da natureza representam os períodos climáticos no poema?

(A) terra e sol.
(B) terra e chuva.
(C) sol e chuva.
(D) sol e ar.

11. Sabendo-se que o cordel é um texto para ser cantado ou declamado, com que objetivo o cordelista emprega recursos sonoros em seus textos?

(A) Apenas para enfatizar as rimas.
(B) Apenas para dar ritmo.
(C) Para facilitar a leitura em voz baixa.
(D) Para atribuir beleza aos versos, ritmo e facilitar a memorização.

12. No último verso da 1ª estrofe, o cordelista diz que o povo “Viaja à procura das terras do Sul”. Assinale a alternativa que responda corretamente o motivo de os nordestinos buscarem as terras do Sul.

(A) Buscam apenas paz e sossego.
(B) Buscam melhores condições de vida.
(C) Buscam descanso.
(D) Buscam apenas moradia própria.

13. Os verbos cantar, comer e partir são regulares porque seus radicais não mudam. Observe:

Eu CANTava / Eu COMia / Eu PARTia
Tu CANTavas /  Tu COMias / Tu PARTias
Eles CANTavam / Eles COMiam /  Eles PARTiam

Diante disso, assinale a alternativa em que o verbo é considerado irregular, isto é, que sofre mudança no radical.

(A) Eu vendo / Tu vendes.
(B) Eu posso / Tu podes.
(C) Eu compro / Tu compras.
(D) Eu jogo / Tu jogas.

14. Paroxítona: quando a sílaba tônica é a penúltima. Exemplo: MEsa, monTAnha, meTAde. As palavras paroxítonas que são acentuadas - são somente as terminadas em: ã, ão, i, is, us, l, n, r, x, um, uns, ps. Assinale a alternativa em que todas as palavras paroxítonas devem ser acentuadas.

(A) sotão; forum; climax.
(B) escola; album; guerra.
(C) breve; maximo; horrivel.
(D) bonus; hifen; escola.

15. Escrevem-se com j ou g as palavras derivadas de outras escritas com essas letras. Diante disso, assinale a alternativa em que todas as palavras estejam escritas corretamente.

(A) loja / logista / sujo / sugeira.
(B) laranja / larangeira / gelo / geleira.
(C) laranja / laranjeira / gesso / engessado.
(D) homenagem / homenajeado / jeito / geitoso.

16. Assinale a oração que apresenta uma ideia de condição ou hipótese (o que não se tem certeza).

(A) Amanhã farei uma doação ao Abrigo de idosos.
(B) Talvez eu faça alguma doação para o Abrigo de idosos.
(C) Não farei uma doação ao Abrigo de idosos.
(D) Sempre faço doações ao Abrigo de idosos.

17. Assinale a alternativa em que há um pronome pessoal do caso oblíquo:

(A) Conte-me sempre a verdade.
(B) Nós estamos bem hoje.
(C) Ela declarou amor eterno.
(D) Eles mereceram o prêmio.

18. Assinale a alternativa em que a frase esteja em sentido conotativo, isto é, não possua significado real.

(A) Aquela moça que eu tanto amei, hoje não amo mais.
(B) Desejo que no próximo ano você compre uma nova casa.
(C) Mariazinha está com a bola toda hoje.
(D) Por favor, não entre sem permissão.

Leia a charge publicada no jornal O Estado de Minas, em 13 de maio de 2000.




19. Localize os verbos que aparecem na fala do primeiro balão e identifique o sujeito de cada um deles.

20. Como ficaria essa fala se esse sujeito fosse substituído por nós?


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GABARITO

01
A
02
B
03
D
04
Representa as abreviações do nome da adolescente. Provavelmente foi utilizado abreviações para evitar expor o nome da menina.
05
C
06
B
07
B
08
D
09
A
10
C
11
D
12
B
13
B
14
A
15
C
16
B
17
A
18
C
19
Corta, dá, pisa; sujeito: a gente.
20
Nós cortamos a cabeça; Depois nós damos uma surra neles; Aí, nós pisamos no calo deles.