Páginas

sábado, 20 de janeiro de 2018

ATIVIDADES SUBSTANTIVOS 6º ANO FUNDAMENTAL COM GABARITO

Caro estudante, antes de realizar as atividades a seguir, CLIQUE AQUI e revise alguns conceitos básicos sobre os substantivos.

Fonte da imagem: https://conhecimentocientifico.r7.com/substantivos/

ATIVIDADES

1. Assinale com (P) as frases em que os substantivos destacados são próprios, com (C) os comuns e com (A) os abstratos.

a. (     ) A revista Veja é uma das revistas mais lidas no Brasil
b. (     ) Precisamos comer peixes.
c. (     ) Amor de mãe é infinito.
d. (     ) Inteligência é algo fundamental.
e. (     ) O livro está sobre a mesa.
f. (     ) A pobreza da alma causa pena.
g. (     ) Sua coragem me impressiona.
h. (     ) O pobre menino não tinha mãe.
i. (     ) Manoel sempre foi um menino estudioso.
j. (     ) O Rio de Janeiro continua lindo.

2. Forme substantivos compostos a partir das palavras a seguir.

a) mão
b) pão
c) abelha
d) manga
e) couve
f) salário
g) bomba
h) banana
i) peixe
j) homem

3. Escreva substantivos iniciados com a letra C, de acordo com a indicação.

a) Nomes de pessoas:
b) Nomes de cidades:
c) Nomes de animais:
d) Nomes de coisas:

4. Considerando suas respostas no exercício 3, quais foram escritos com iniciais maiúsculas? Por quê?

5. Complete as frases.

a) Amazonas, São Francisco e Tietê são nomes de....................................brasileiros.
b) Brasília, Belo Horizonte, Cacoal e Pimenta Bueno são nomes de.......................................
c) Mônica, Eduardo, José Ricardo, Maurício e Ana são nomes de.........................................
d) Calculadora, celular, relógio, máquina fotográfica, caneta e lápis são nomes de.........................

6. Reescreva, no quadro a seguir, os nomes citados no exercício 5, separando-os conforme sua classificação.

Substantivos próprios
Substantivos comuns








 

7. Reescreva as frases a seguir utilizando coletivos, como no modelo. Fique atento à concordância.

MODELO:
Os espectadores vaiaram o diretor da peça.
A plateia vaiou o diretor da peça.

a) Os livros estavam destruídos por cupins.
b) As fotografias ficaram excelentes.
c) Os viajantes repousaram na pequena cidade.
d) Os carros da prefeitura estão em péssimas condições.
e) Os artistas fizeram uma excelente apresentação.

8. Crie substantivos abstratos a partir das palavras a seguir. Observe o modelo.

MODELO:
Fraco: fraqueza

a) sutil
b) belo
c) leve
d) certo
e) puro
f) mole
g) sincero
h) bravo
i) pobre
j) rebelde

9. Numere as palavras substantivas, de acordo com a sua classificação.

(1) abstratos
(2) próprios
(3) coletivos
(4) simples ou comum
(5) compostos

(     ) cata-vento, pé de moleque, girassol.
(     ) Ji-Paraná, Cecília, Marcos.
(     ) verdade, mentira, amizade.
(     ) elenco, discoteca, flora, fauna.
(     ) mesa, couve, rádio, avião.


CLIQUE AQUI para mais atividades sobre SUBSTANTIVOS.



E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!






GABARITO

1. a (P); b (C); c (A); d (A); e (C); f (A); g (A); h (C); i (P); j (P)
2. (Sugestão) a) mão de obra; b) pão de ló; c) abelha-rainha; d) manga-rosa; e) couve-flor; f) salário-mínimo; g) bomba-relógio; h) banana-maça; i) peixe-espada; j) super-homem.
3. (Sugestão) a) Carlos, Camila, Célia, Cláudio; b) Curitiba, Cacoal, Cajamar, Cananeia; c) corvo, cavalo, cobra, coelho; d) caderno, calculadora, caneta, cadeira.
4. Espera-se que o estudante responda o nome de pessoas e de cidades, porque são substantivos próprios.
5. a) rios; b) cidade; c) pessoas; d) objetos.
6. Substantivos próprios: Amazonas, São Francisco, Tietê, Brasília, Belo Horizonte, Cacoal, Pimenta Bueno, Mônica, Eduardo, José Ricardo, Maurício, Ana.
Substantivos comuns: Calculadora, celular, relógio, máquina fotográfica, caneta, lápis.
7. a) A biblioteca estava destruída por cupins.
b) O álbum ficou excelente.
c) A caravana repousou na pequena cidade.
d) A frota da prefeitura está em péssimas condições.
e) O elenco fez uma excelente apresentação.
8. a) sutileza; b) beleza; c) leveza; d) certeza; e) pureza; f) moleza; g) sinceridade; h) braveza; i) pobreza; j) rebeldia.
9. De cima para baixo a sequência correta é: (5,2,1,3,4)

29 comentários:

  1. muito obgd vc mim ajudou em todas minhas perguntas

    ResponderExcluir
  2. Muito obg respondi todas as minhas tarefas❤️

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Me ajudou escreve serto

      Excluir
    2. "Escreve serto"Sério isso?Por um acaso você é uma pessoa da terceira série tentando fazer atividades da sexta série?Ou é não tem conhecimento sobre como escrever CERTO!?Ou tá tirando com a cara dos professores mesmo?'-'

      Excluir
    3. ;-; ksksk poise parece que os professores pegam dos sites pra mandar os alunos fazerem, e quando vai fazer, ta tudo la as resposta '-'

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😂😂, tbm achei difícil eu responder pela aqui, espero q melhoras 👍😅

      Excluir
    2. Muito obrigado, vc me ajudou muito😘

      Excluir
    3. Nossa cara muito bom isso acertei tidas

      Excluir
    4. Me ajudou muito valeu a pena pesquisar 🥰

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. ME AJUDOU MUITO PARA EU TER UMA NOSSAO DA PROVA OBGDA

    ResponderExcluir
  7. Parabéns por disponibilizar essas atividades. Tem contribuído muito para a vida dos professores e alunos.

    ResponderExcluir