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quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA, LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL - 7º ANO COM GABARITO


VERSÃO DAS ATIVIDADES EM PDF. CLIQUE AQUI.

Leia o texto e responda às questões 1, 2 e 3.

“Fiquei com um menino algumas vezes e depois não consegui esquecê-lo. Ele me deixa confusa porque, às vezes, me faz pensar que gosta de mim. Outras vezes não telefona, não olha pra mim e dá em cima de outras meninas, o que me deixa muito triste. O que eu faço pra não me magoar?” (Laís – 13 anos).

Fonte: BELTRÃO, E.; GORDILHO, T. Diálogo: língua portuguesa. 2009.

1. Na construção da carta (texto acima), o produtor usou repetidamente o pronome me. Que efeito essa repetição proporciona ao texto?

(A) proporciona um efeito de informalidade.
(B) proporciona um efeito de formalidade.
(C) proporciona um efeito de linguagem rebuscada.
(D) proporciona um efeito engraçado.

2. É possível afirmar que a composição textual da carta possui trechos com marcas da oralidade. Assinale a alternativa que indica corretamente essa marca da oralidade, isto é, de que falamos, mas que, ao escrever deve ser evitado.

(A) [...] depois não consegui esquecê-lo.
(B) [...] não olha pra mim [...]
(C) Outras vezes não telefona.
(D) Ele me deixa confusa [...]

3. Os pronomes estabelecem ligações entre as partes do texto, evitando repetições desnecessárias. A que termo o pronome oblíquo lo, no primeiro período, se refere?

(A) Ao termo “depois”.
(B) Ao termo “Laís”.
(C) Ao termo “fiquei”.
(D) Ao termo “menino”.

Leia o texto abaixo e responda às questões 4 a 6.

“Tenho 13 anos e acho que encontrei o garoto dos meus sonhos. Ele estuda na minha escola, mas parece que não quer nada comigo. E agora, o que eu faço para que ele olhe para mim? Me disseram que ele gosta de outra menina. (M.A.S. Belo Horizonte, MG).

Fonte: BELTRÃO, E.; GORDILHO, T. Diálogo: língua portuguesa. 2009.

4. O que representa as abreviações M.A.S? Por que ela foi usada?

5. A carta é composta com os pronomes pessoais: ele, comigo, me, mim. A quem o pronome “ele” se refere?

(A) refere-se a “escola”.
(B) refere-se a “M.A.S.
(C) refere-se a “o garoto dos meus sonhos”.
(D) refere-se a “sonhos”.

6. A quem o pronome oblíquo “comigo” se refere?

(A) refere-se a “o garoto dos meus sonhos”.
(B) refere-se a “M.A.S”.
(C) refere-se a “outra menina”.
(D) refere-se a “escola”.

7. Os verbos que contêm em seus radicais as letras –rt- e –nd- transformam-se em substantivos grafados com a letra s. Assim, a partir dessa regra, é possível afirmar que a alternativa correta é:

(A) divertir – diverção / compreender - compreenssão.
(B) divertir – diversão / compreender - compreensão.
(C) divertir – diverssão / compreender - compreenção.
(D) divertir – diverção / compreender – compreenção.


8. Se o verbo for formado a partir do verbo ter, o substantivo correspondente será grafado com ç. Assim, a partir dessa regra, é possível afirmar que a alternativa correta é:

(A) deter – detensão / conter - contensão.
(B) deter – detenssão / conter - contenção.
(C) deter – detensão / conter - contenção.
(D) deter – detenção / conter - contenção.

Leia o texto: “A seca e o inverno” e responda às questões 9 a 12.

Na seca inclemente no nosso Nordeste
O sol é mais quente e o céu, mais azul
E o povo se achando sem chão e sem veste
Viaja à procura das terras do Sul

Porém quando chove tudo é riso e festa
O campo e a floresta prometem fartura
Escutam-se as notas alegres e graves
Dos cantos das aves louvando a natura

Alegre esvoaça e gargalha o jacu
Apita a nambu e geme a juriti
E a brisa farfalha por entre os verdores
Beijando os primores do meu Cariri

De noites notamos as graças eternas
Nas lindas lanternas de mil vaga-lumes
Na copa da mata os ramos embalam
E as flores exalam suaves perfumes

Se o dia desponta vem nova alegria
A gente aprecia o mais lindo compasso
Além do balido das lindas ovelhas
Enxames de abelhas zumbindo no espaço

Se o forte caboclo da sua palhoça
No rumo da roça de marcha apressada
Vai cheio de vida sorrindo e contente
Lançar a semente na terra molhada

Das mãos deste bravo caboclo roceiro
Fiel prazenteiro modesto e feliz
E que o ouro branco sai para o progresso
Fazer o progresso do nosso país.

9. Em certas regiões do planeta observam-se quatro estações bem definidas ao longo do ano. Com base na leitura do cordel, quantas e quais são as estações que caracterizam a região Nordeste?

(A) duas; a seca e inverno.
(B) três; verão, primavera e outono.
(C) duas; a seca e verão.
(D) uma, a seca.

10. Que elementos da natureza representam os períodos climáticos no poema?

(A) terra e sol.
(B) terra e chuva.
(C) sol e chuva.
(D) sol e ar.

11. Sabendo-se que o cordel é um texto para ser cantado ou declamado, com que objetivo o cordelista emprega recursos sonoros em seus textos?

(A) Apenas para enfatizar as rimas.
(B) Apenas para dar ritmo.
(C) Para facilitar a leitura em voz baixa.
(D) Para atribuir beleza aos versos, ritmo e facilitar a memorização.

12. No último verso da 1ª estrofe, o cordelista diz que o povo “Viaja à procura das terras do Sul”. Assinale a alternativa que responda corretamente o motivo de os nordestinos buscarem as terras do Sul.

(A) Buscam apenas paz e sossego.
(B) Buscam melhores condições de vida.
(C) Buscam descanso.
(D) Buscam apenas moradia própria.

13. Os verbos cantar, comer e partir são regulares porque seus radicais não mudam. Observe:

Eu CANTava / Eu COMia / Eu PARTia
Tu CANTavas /  Tu COMias / Tu PARTias
Eles CANTavam / Eles COMiam /  Eles PARTiam

Diante disso, assinale a alternativa em que o verbo é considerado irregular, isto é, que sofre mudança no radical.

(A) Eu vendo / Tu vendes.
(B) Eu posso / Tu podes.
(C) Eu compro / Tu compras.
(D) Eu jogo / Tu jogas.

14. Paroxítona: quando a sílaba tônica é a penúltima. Exemplo: MEsa, monTAnha, meTAde. As palavras paroxítonas que são acentuadas - são somente as terminadas em: ã, ão, i, is, us, l, n, r, x, um, uns, ps. Assinale a alternativa em que todas as palavras paroxítonas devem ser acentuadas.

(A) sotão; forum; climax.
(B) escola; album; guerra.
(C) breve; maximo; horrivel.
(D) bonus; hifen; escola.

15. Escrevem-se com j ou g as palavras derivadas de outras escritas com essas letras. Diante disso, assinale a alternativa em que todas as palavras estejam escritas corretamente.

(A) loja / logista / sujo / sugeira.
(B) laranja / larangeira / gelo / geleira.
(C) laranja / laranjeira / gesso / engessado.
(D) homenagem / homenajeado / jeito / geitoso.

16. Assinale a oração que apresenta uma ideia de condição ou hipótese (o que não se tem certeza).

(A) Amanhã farei uma doação ao Abrigo de idosos.
(B) Talvez eu faça alguma doação para o Abrigo de idosos.
(C) Não farei uma doação ao Abrigo de idosos.
(D) Sempre faço doações ao Abrigo de idosos.

17. Assinale a alternativa em que há um pronome pessoal do caso oblíquo:

(A) Conte-me sempre a verdade.
(B) Nós estamos bem hoje.
(C) Ela declarou amor eterno.
(D) Eles mereceram o prêmio.

18. Assinale a alternativa em que a frase esteja em sentido conotativo, isto é, não possua significado real.

(A) Aquela moça que eu tanto amei, hoje não amo mais.
(B) Desejo que no próximo ano você compre uma nova casa.
(C) Mariazinha está com a bola toda hoje.
(D) Por favor, não entre sem permissão.

Leia a charge publicada no jornal O Estado de Minas, em 13 de maio de 2000.




19. Localize os verbos que aparecem na fala do primeiro balão e identifique o sujeito de cada um deles.

20. Como ficaria essa fala se esse sujeito fosse substituído por nós?


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GABARITO

01
A
02
B
03
D
04
Representa as abreviações do nome da adolescente. Provavelmente foi utilizado abreviações para evitar expor o nome da menina.
05
C
06
B
07
B
08
D
09
A
10
C
11
D
12
B
13
B
14
A
15
C
16
B
17
A
18
C
19
Corta, dá, pisa; sujeito: a gente.
20
Nós cortamos a cabeça; Depois nós damos uma surra neles; Aí, nós pisamos no calo deles.


23 comentários:

  1. De excelente qualidade esse material.
    Parabéns!
    Considero apenas que faltou um gabarito pra nos auxiliar.
    abraços

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  2. Preciso do gabarito para conferir.
    Meu e-mail é email@lorddualc.hol.es

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  3. Sou professora e gostaria de receber o gabarito pelo meu email:cristianebrandao8@gmail.com

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  4. Bom dia, achei muito interessante e bom para aplicar com minha filha, mais gostaria se possível que me enviasse o gabarito no meu e-mail para que eu possa fazer a correção desde já agradeço pela atenção.
    Adriano
    e-mail: luiz.wiedemann@gmail.com

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  5. gostaria de receber o gabarito : fabiana_vivy@hotmail.com

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  6. Gostei os exercícios. Tem como enviar o gabarito? Grata!!!

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  7. Olá, também gostaria de receber o gabarito, pois gostei do material.
    Obrigado

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  8. Gostaria De Receber o Gabarito Tem Como?

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  9. Boa noite !!! Gostaria de receber o gabarito.

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  10. Boa tarde, gostaria de receber o gabarito: carolcabral18@gmail.com

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  11. Ola! Gostaria de receber o gabarito. email: barros.ly@hotmail.com

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  12. otima tarefa. Estou aplicando com minha filha, mas gostaria de receber o gabarito. email: zennacosta@gmail.com. desde já agradeço.

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  13. Este comentário foi removido pelo autor.

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  14. Atividades excelentes, adorei, mas gostaria de receber
    o gabarito para conferir. Agradeço, bj.

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  15. aLGUÉM TEM O GABARITO DESSA ATIVIDADE?

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  16. Gostaria de receber o gabarito
    tatiana-morais2010@hotmail.com

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  17. Olá pessoal, essa atividade já está com o gabarito liberado.

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  18. Acho engraçado ver professores pedindo gabarito.
    Vão aplicar as atividades aos alunos sobre aquilo que eles próprios ensinaram.
    Na boa, ainda bem que os alunos não sabem disso, caso contrário, se achariam cobertos de razão em colarem na prova.
    Mestre Elisandro, sou seu admirador. Você é o cara!
    Aprendi muito com você.

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