Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Leitura e interpretação de textos verbais e não verbais 8º e 9º ano

Expressões da linguagem: texto verbal e texto não verbal  

Tipos de linguagem presentes em textos

Verbal: oral ou escrita
Não verbal: visual, sonora, corporal

Há milhares de anos o homem tenta registrar seus pensamentos, sentimentos e aspectos da vida. Inicialmente por meio de imagens, os seres humanos, ao longo de sua história, criaram outras linguagens gráficas, números, ideogramas,letras, permitindo maior comunicação, ou seja, criaram códigos.
Para que possamos nos comunicar com alguém, é preciso que os códigos utilizados sejam compartilhados pelos indivíduos que participam dos atos de comunicação. Podemos citar, como exemplo, o código de trânsito,que permite ao motorista e aos pedestres estabelecerem uma comunicação.
A língua também é um código,pois é um conhecimento partilhado que permite a comunicação entre os indivíduos de um grupo social. Cada língua se organiza de acordo com hábitos e tradições de um determinado grupo, refletindo a sua cultura.
 Podemos dividir as formas de comunicação em dois grandes grupos, de acordo com o código que utilizam.
Linguagem verbal - quando o homem utiliza a palavra para se comunicar. A palavra, também chamada de signo linguístico,pode ser observada em situações de comunicação falada ou escrita.
Linguagem não verbal - quando o homem se comunica com gestos, expressões fisionômicas,imagens, sinais etc. 

Referência:
OLIVEIRA, Tânia Amaral. Língua Portuguesa, 7º ano. 3. ed. São Paulo: IBEP, 2012.

  Clique aqui e saiba mais.

 ATIVIDADES

1. Clique aqui e responda as atividades. (versão para impressão)

2. Clique aqui e responda as atividades online. (versão adaptada)

Observação: As atividades organizadas foram coletadas aleatoriamente de vários sites da internet, portanto não é possível creditar a autoria exata. Se alguém souber da autoria, por gentileza informar nos comentários.

 

Nenhum comentário:

ATIVIDADES ESCOLARES

ATIVIDADES ESCOLARES
SOL.ETI.BR

Cadastre-se e receba atualizações do blog em seu e-mail.

SEGUIDORES