Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.

sábado, 15 de março de 2014

LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL - 6º ANO FUNDAMENTAL

Por que algumas músicas não saem da nossa cabeça?


Porque elas usam e abusam de letras repetitivas,melodias simples e positivas - ou seja, poucas notas musicais e sons que inspiram uma sensação de otimismo no ouvinte. Com essa junção, a canção gruda no cérebro que nem chiclete. Quem é que não sabe de cor a melodia e a letras de "Macarena",de Los Del Rio? Ou a sensação do verão, "Festa no Apê",de Latino?
Há muito tempo,a publicidade descobriu que a simplicidade e a repetição são o caminho para fazer o público decorar sua mensagem. "Um dos elementos do jingle é justamente a reexecução da melodia e letra dentro da mesma música", diz o compositor Calique Ludwing, especialista em mensagens publicitárias musicadas. Mesmo assim, os especialistas garantem que não existe uma receita infalível para uma música grudenta - às vezes a tentativa dá certo, às vezes não. Tem algum jeito de se livrar das pragas sonoras? Não existe "antídoto" 100% confiável,mas há quem diga que a melhor maneira é repetir até o fim a famigerada canção. Pode funcionar. Então comece: "Hoje é festa lá no meu apê...".

MUNDO ESTRANHO, n.39. Abril. In: CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Português linguagens 6º ano. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

Com base no texto, responda às questões.

1. Qual é o tipo do texto? Escolha a opção correta e justifique.

(A) Poético.
(B) Descritivo.
(C) Explicativo.
(D) Narrativo.

2. Há quatro maneiras de se usar a palavra "porquê".Veja: por que, porque, por quê e porquê. Levante hipótese. Qual é o motivo de se usar no título "por que" (separado) e no início do texto "porque" (junto)?

3. Identifique o tipo de frase abaixo e justifique sua resposta.

               "Quem é que não sabe de cor a melodia e a letra de Macarena?

(A) Declarativa.
(B) Interrogativa.
(C) Exclamativa.
(D) Imperativa.

4. Escreva o que você sabe sobre a música "Macarena" do grupo "Los Del Rio".

5. Explique o significado da palavra jingle.

6. A palavra nota tem inúmeros significados. Qual é o significado dessa palavra no texto?

7. Explique o sentido da palavra nota em cada frase.

a) Não tenho troco. O senhor não tem uma nota menor?

b) Alunos,tomem nota da lição de casa!

c) O cliente exigiu a nota fiscal.

d) Aquela guitarra nova custa uma nota.

e) O menino tirou uma ótima nota na escola.

8. Explique o sentido da palavra antídoto no texto.

9. Levante hipóteses. Por que o texto termina com três pontos seguidos? Como se chama esse tipo de pontuação.

10. De quem é a seguinte fala no texto? Escolha a alternativa correta e justifique.

"Um dos elementos do jingle é justamente a reexecução de melodia e letra dentro da mesma música".

(A) Do autor da revista Mundo Estranho.
(B) Do grupo musical Los Del Rio.
(C) Do cantor Latino.
(D) Compositor Calique Ludwig.

11. Explique o que são as "pragas sonoras", dita no texto.

12. A expressão "Há muito tempo", que inicia o segundo parágrafo, indica...

(A) um tempo não determinado.
(B) um tempo determinado.
(C) que o texto foi escrito recentemente.
(D) um tempo qualquer, mas não tão antigo.

13. No período "[...] mas há quem diga que a melhor maneira é repetir até o fim a famigerada canção". A palavra que poderia substituir "famigerada" sem alteração de sentido é...

(A) melhor.
(B) pior.
(C) famosa.
(D) difícil.

14. A palavra reexecução não consta do dicionário. Entretanto, no contexto, é possível deduzir seu significado. Que outra palavra do texto apresenta o mesmo significado?


15. Informe quais foram os sinais de pontuação usados no texto.

www.supertarefas.blogspot.com

Um comentário:

rawlidenes queiroz disse...

Muito bom, ótimo parabéns pela força.

ATIVIDADES ESCOLARES

ATIVIDADES ESCOLARES
SOL.ETI.BR

Cadastre-se e receba atualizações do blog em seu e-mail.

SEGUIDORES