Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL COM GABARITO - 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 06:

TEXTO 01: MAIS UM ANINAL

Chico chegou da rua com um gatinho muito preto e muito magro debaixo do braço.
- Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça pra mim – disse-lhe a mãe.
- Olha pra ele, mãe, tão bonitinho, tão magrinho. Ocê não tem dó dele?
- Dó eu tenho, mas não quero saber de mais bicho em casa. O quintal já tá parecendo zoológico.
- A senhora mesmo vive rezando pra São Francisco, o santo que acolhia os bichos...
- Não é por ser devota de São Francisco que vou transformar minha casa em zoológico.
(...) Chegam muito os três que vivem embaraçando nas pernas da gente.
- Olha pra ele, mãe. Só ele, tenha piedade do coitado. Não deve ter dono, nem pai, nem mãe, nem irmãozinho.
- Não quero nem olhar.
- Já sei por que não quer: para não pegar amor por ele. Alisa só o pelinho dele, vê como o coitado tá maltratado. Se fosse um angorá, aposto que você ia querer.
- Se fosse um angorá, o dono não deixaria solto na rua.
Chico saiu alisando o pelo do gatinho, triste por ter que se livrar dele. Sentou no alpendre e conversou com o gatinho:
- Você tem que compreender que a casa não é minha, se fosse... No fundo, ela tem razão. Tenho três cachorros, três gatos, um papagaio, meia dúzia de galinhas, uma já ninhada de cinco pintinhos; um casal de patos, um porquinho da Índia, um coelhinho orelhudo ... (...) já vi que ocê não compreende, que quer mesmo ficar.
Vamos lá dentro tentar de novo? Vamos?
- Mãe, você...
- Outra vez com esse gato?
- Eu só queria um pedaço de pão molhado no leite para dar pra ele.
A mãe deu um pedaço de pão e um pires com leite. Chico começou a matar a fome do novo amigo.
Pão comido, leite lambido, a mãe falou:
- Agora que ele comeu, pode dar o fora. E trate de levar esse gato pra bem longe.

(José, Elias. Com asas na cabeça, adaptado.)


QUESTÃO 01: Leia o trecho abaixo:

“Chico chegou da rua com um gatinho muito preto e muito magro debaixo do braço.
- Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça pra mim – disse-lhe a mãe.”

Agora responda: Quem traz problemas para casa?

(A) a mãe.
(B) Chico.
(C) o gatinho.
(D) o narrador.

QUESTÃO 02: Leia novamente o trecho:

“- Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça pra mim – disse-lhe a mãe.”

O trecho destacado no período acima significa

(A) mais um animal perigoso para cuidar em casa.
(B) mais sofrimento com o abandono de animais.
(C) mais preocupação para a mãe de Chico.
(D) mais uma boca para comer em casa.

QUESTÃO 03: O travessão inicial que aparece no trecho “ - Você tem que compreender que a casa não é minha, se fosse...” indica

(A) a fala da mãe.
(B) a fala do gato.
(C) a fala do Chico.
(D) a fala do narrador.

QUESTÃO 04: Observe o diálogo:

“- (...) Se fosse um angorá, aposto que você ia querer.
- Se fosse um angorá, o dono não deixaria solto na rua.”

Para a mãe de Chico, se o gato fosse angorá, seu dono não deixaria solto porque seria um gato

(A) doente.
(B) de raça.
(C) perigoso.
(D) muito querido.

QUESTÃO 05: Leia a frase:

“- Olha pra ele, mãe, tão bonitinho, tão magrinho. Ocê não tem dó dele?”

No período acima, as palavras ele e dele referem-se a (ao)

(A) São Francisco.
(B) papagaio.
(C) Chico.
(D) gato.

QUESTÃO 06: Observe a frase:

“(...) Chico começou a matar a fome do novo amigo.”

A expressão em destaque tem sentido de um amigo

(A) com pouca idade.
(B) que está para chegar.
(C) conquistado recentemente.
(D) com quem se tem pouco contato.

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 07 A 12.

TEXTO 02: UM COMILÃO IRREVERENTE

A história do beagle é muito antiga. (...) Ele é considerado um dos mais antigos cães que caçam pelo faro – diferentes daqueles que caçam pela visão. Ele provavelmente foi levado pelos caçadores da Inglaterra para outros países da Europa e, mais tarde, para o resto do mundo. No Brasil, sua introdução é relativamente recente.
É um cão forte e pesado para o seu tamanho. Sua altura não ultrapassa os 40 centímetros e pode chegar a pesar aproximadamente 15 quilos. A raça foi desenvolvida para caça miúda, como coelhos e lebres. Quando bem treinado é capaz de correr o dia inteiro, embora não chegue a desenvolver grandes velocidades, alcançando, no máximo, 50 quilômetros por hora. As suas orelhas caídas são uma excelente proteção para os ouvidos contra espinhos e galhos pontudos. Rústico e dócil, costuma ser carinhoso com seus donos. Precisa de bastante espaço para se movimentar e de exercícios constantes para se desenvolver.
De temperamento independente e brincalhão, não é agressivo e exige firmeza, coerência e paciência para ser educado. É sociável e prefere estar sempre acompanhado. Por isso, é uma excelente companhia para crianças, adultos ou mesmo outros animais. Resiste bem às doenças em geral e o único cuidado que se deve ter é com a obesidade, pois ele é muito guloso.
Come tanto que não sabe parar e pode até morrer de indigestão. Portanto, controle as refeições. O beagle é excelente companhia, e você nunca vai se sentir solitário com ele por perto.

(Revista Natureza. Ano 7, nº 81, p. 35-37, adaptado.)   


QUESTÃO 07: Comparando os textos 1( Mais um animal) e 2 (Um comilão irreverente), é correto afirmar que

(A) apenas no texto 1 fica clara a preferência do personagem por animais de raça.
(B) em ambos os textos, existem descrições dos animais em evidência.
(C) somente o animal do texto 2 se destaca por não possuir bom faro.
(D) os dois textos tratam de animais treinados para a caça.

QUESTÃO 08: O texto (2), além de narrar a origem do cão da raça beagle e descrever suas características físicas, também

(A) fornece informações a respeito de como educá-lo.
(B) desaconselha seu convívio com crianças e idosos.
(C) esclarece que, apesar de guloso, tem um estômago sensível.
(D) informa sobre sua incapacidade de percorrer grandes distâncias.

QUESTÃO 09: Leia o trecho:

“Por isso, é uma excelente companhia para crianças, adultos ou mesmo outros animais.”

A expressão em destaque no trecho refere-se ao fato de o beagle ser

(A) um cão de caça.
(B) um cão de porte pequeno.
(C) um cão forte e pesado para o seu tamanho.
(D) sociável e preferir estar sempre acompanhado.

QUESTÃO 10: Com base na informação contida no título, “Um comilão irreverente”, e na leitura do texto, é possível afirmar que

(A) o beagle, por ser forte e pesado, só pode ser criado em fazendas.
(B) os cães da raça beagle não podem ser domesticados.
(C) o único cão de caça do mundo é da raça beagle.
(D) o beagle é um cão de caça guloso.

QUESTÃO 11: Leia:

“As suas orelhas caídas são uma excelente proteção para os ouvidos contra espinhos e galhos pontudos. Rústico e dócil, costuma ser carinhoso com seus donos. Precisa de bastante espaço para se movimentar e de exercícios constantes para se desenvolver.”

De acordo com as informações do trecho acima, podemos afirmar que suas orelhas caídas

(A) servem para protegê-lo quando está correndo atrás da caça.
(B) servem para ajudá-lo a desenvolver maior velocidade.
(C) evidenciam o quanto ele é dócil e educado.
(D) prejudicam sua audição durante a caçada.

QUESTÃO 12: Leia o trecho abaixo:

“Quando bem treinado é capaz de correr o dia inteiro, embora não chegue a desenvolver grandes velocidades, alcançando, no máximo, 50 quilômetros por hora.”

A expressão destacada está entre vírgulas porque

(A) foi antecipada para fins de destaque dessa informação.
(B) evidencia uma observação feita pelos criadores de cães.
(C) ressalta a capacidade do cão para percorre grandes distâncias.
(D) destaca o limite de quilômetros que o cão pode percorrer por dia.



E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!




GABARITO

1: B
2: C
3: C
4: B
5: D
6: C
7: B
8: A
9: D
10: D
11: A
12: B

6 comentários:

Adriano de Faria disse...

Obrigado por dividir conosco essa atividade. Valeu!

bertotto disse...

http://www.soescola.com/2012/08/leitura-e-interpretacao-6-ano.html

Elaine Silva disse...

Onde tem as respostas?

Elaine Silva disse...

onde tem as respostas?

Unknown disse...

onde esta a resposta

Unknown disse...

Respostas