Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.

sábado, 23 de novembro de 2013

ATIVIDADES ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS - 8º ANO FUNDAMENTAL

Clique aqui para imprimir

Leitura e interpretação textual / Orações subordinadas adverbiais


Leia o poema para responder às questões 01 a 04.

Aonde?...

Ando a chamar por ti, demente, alucinada,
Aonde estás, amor? Aonde... aonde...aonde?...
O eco ao pé de mim segreda... desgraçada...
E só a voz do eco, irônica, responde!

Estendendo os braços meus! Chamo por ti ainda!
O vento, aos meus ouvidos, soluça a murmurar;
Parece a tua voz, a tua voz tão linda
Cantante como um rio banhado de luar!

Eu grito a minha dor, a minha dor intensa!
Esta saudade enorme, esta saudade imensa!
E só a voz do eco à minha voz responde...

Em gritos, a chorar, soluço o nome teu
E grito ao mar, à terra, ao puro azul do céu:
Aonde estás, amor? Aonde?... aonde... aonde?...

(Florbela Espanca)

QUESTÃO 01 – O poema que você leu, um soneto da poetisa Florbela Espanca, aborda o tema

(A) fraquezas da alma.
(B) amor intenso.
(C) desejo e solidão.
(D) sofrimento.

QUESTÃO 02 – Qual é a causa da pergunta do eu lírico, na primeira e última estrofe?

(A) A falta de liberdade.
(B) A necessidade de um novo amor.
(C) A felicidade por ser amado.
(D) A ausência da pessoa amada.

QUESTÃO 03 – Considerando a leitura do poema, é correto afirmar que

(A) o eu lírico desiste de clamar por seu amor.
(B) apesar da saudade imensa, o eu lírico não se importa com seu amor.
(C) o eu lírico ouve a voz da pessoa amada até através do vento.
(D) o eu lírico chora de desgosto por não ser correspondido.

QUESTÃO 04 – Em quais versos são atribuídas vida ou qualidades humanas a seres inanimados?

(A) “O vento, aos meus ouvidos, soluça a murmurar”.
(B) “Esta saudade enorme, esta saudade imensa”.
(C) “Eu grito a minha dor, a minha dor imensa!”
(D) “Aonde estás, amor? Aonde... aonde... aonde?...”

Leia o texto para responder às questões 05 e 08.

Um dia, por volta de 1910, chegam a Brodósqui uns artesãos italianos que percorriam o interior em busca de serviço. Eram os “frentistas”, assim chamados porque viviam de executar trabalhos em estuque - imagens santas e ornamentos – nas fachadas de igrejas e casas. O garoto Portinari consegue juntar-se a eles e após seis meses recebe seu primeiro honorário profissional: uma enorme moeda de 2 mil réis.

QUESTÃO 05 – No último período do texto, a palavra honorário pode ser substituída por

(A) brinde.
(B) salário.
(C) prêmio.
(D) diploma.

QUESTÃO 06 – O que surpreende e evidencia o talento do menino Portinari nesse texto?

......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

QUESTÃO 07 – Segundo o texto, alguns artesões italianos foram os responsáveis pela iniciação de Portinari em sua vida profissional. Esses artesãos eram conhecidos como “frentistas”.
Que oração informa ao leitor a razão de eles serem conhecidos por esse nome?
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

QUESTÃO 08 – De acordo com o sentido do texto, é possível afirmar que a circunstância apresentada na oração “porque viviam de executar trabalhos em estuque” em relação à oração principal “Eram os frentistas, assim chamados” é uma

(A) circunstância de finalidade.
(B) circunstância de tempo.
(C) circunstância de condição.
(D) circunstância de causa.

QUESTÃO 09 – Uma oração subordinada adverbial conformativa exprime conformidade entre o fato expresso na oração subordinada e o expresso na oração principal. Marque um X na oração que exprime uma conformidade.

(A) Portinari trabalhava nas plantações de café com o pai, embora fosse uma criança.
(B) Portinari foi homenageado visto que completara o centenário do seu nascimento.
(C) Conforme deseja Portinari, suas telas despertam a consciência da realidade social.
(D) A tela Café é tão famosa quanto a tela Retirantes.

QUESTÃO 10 – Todas as orações subordinadas a seguir são iniciadas pela conjunção como. Leia-as.

1. Como Portinari possuía um caráter generoso, ele ajudava os idosos de sua cidade.
2. Portinari criou belas obras como os grandes artistas.
3. Como dizem os críticos de arte, as pinturas de Portinari destacam o sofrimento e a realidade do povo brasileiro.

É possível afirmar corretamente que

(A) a oração 1 exprime uma circunstância de causa.
(B) a oração 2 exprime uma circunstância de causa.
(C) a oração 3 exprime uma circunstância de causa.
(D) a oração 2 exprime uma circunstância de conformidade.

QUESTÃO 11 – Transforme os períodos simples em compostos, acrescentando um conectivo adequado.

(A) Aqueles homens estavam muito agitados. Eles agiam como touros.

..................................................................................................................................................
..................................................................................................................................................

(B) Não choveu. Todos ficaram frustrados.

..................................................................................................................................................

(C) Estou tão exausto. Não posso ficar em pé.

..................................................................................................................................................


Clique aqui para imprimir

Referências

BELTRÃO, Eliana Santos; GORDILHO, Tereza. Diálogo. São Paulo: FTD, 2009.

Nenhum comentário:

ATIVIDADES ESCOLARES

ATIVIDADES ESCOLARES
SOL.ETI.BR

Cadastre-se e receba atualizações do blog em seu e-mail.

SEGUIDORES